terça-feira, 10 de novembro de 2020

UMA MÃO CHEIA DE PALAVRAS...
solução do ENIGMA nº 21 🔑

 

🏅🏅🏅🏅🏅🏅🏅🏅🏅🏅🏅🏅🏅🏅🏅🏅🏅

E chegou a hora das palmas, das medalhas e dos agradecimentos. 
Obrigada! Vocês são sempre de uma entrega fantástica e responsáveis por esta boa disposição que aqui se vive!

O Enigma desta semana foi construído com o objetivo de assinalar a data de onze de Novembro em que se festeja, com castanhas e vinho, o dia de São Martinho!
Como disse a Elvira, "este enigma foi tão simples que nem deu para pesquisar"... mas garanto aos amigos amantes das pesquisas que a próxima edição terá um ENIGMA à séria! 😊

E é isto! Deixo então como é hábito as respostas completas para memória futura e para o caso de quererem conferir a ligação de alguma das pistas à resposta.
Recordando... o ENIGMA desta semana era este:







E agora sim, aqui está a "chave" que liga estas cinco pistas...


1. Festa de S. Martinho em muitas localidades, sobretudo na Golegã com a Feira do Cavalo;
2. Capa que Martinho dividiu com o pobre que tremia de frio;
3. Vinho  -  pelo S. Martinho vai à adega e prova o vinho! - diz o ditado popular;
4. Verão de S. Martinho que decorreu do milagre do aparecimento de um dia lindo de sol, após Martinho ter dividido a capa com o mendigo;
5. Fogueira para a celebração do Magusto com castanhas assadas e vinho no dia de S. Martinho.


Agradeço à Rosa dos Ventos que me enviou esta resposta tão bonita e que me ajudou a fazer o trabalho da reedição!

Acertaram:
Ana Freire
Manu
Kok
- Lis



Estiveram também presentes 
- Ventana de Foto


Nota:
Caso me tenha esquecido de arrolar o nome de alguém, por favor avisem-me.







Obrigada (de coração) a todos os que participaram e comentaram. É que isto sem vocês não tinha mesmo piada nenhuma!  💙



ATÉ AO PRÓXIMO ENIGMA...   😊

7 comentários:

  1. Quando olhei para UMA MÃO CHEIA DE PALAVRAS e li a palavra CAPA, o meu primeiro pensamento foi que este ano não há cortejos de São Martinho e não assistimos à entrega do manto/capa ao mendigo.

    Ceia de São Martinho em família é no próximo sábado.

    Para a próxima vez, já tenho uma tablet nova e então recupero o meu @mail, penso eu.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Teresa,

      Espero que sim, que consigas consigas recuperar a tua caixa de correio, já que não aceitas criar uma nova onde não estejas dependente do dispositivo que uses.

      Que a vossa ceia em família corra bem e que a tradição seja cumprida, pelo menos no que diz respeito à parte gastronómica.
      (Quem vai cozinhar o jantar!?)


      Beijinhos encapados
      (^^)

      Eliminar
  2. Minha riqueza mai linda!!!!
    Advinha-se um próximo mais complicado, cheira-me[risos]
    Toca a teres um dia bom e saboroso, que elas hoje são quentes e boas.

    Beijo entre sabores :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Perséfone,

      Eu adiei o meu magusto para Domingo.
      Almoço domingueiro com castanhas e enfiadinhos em casa, como manda a sensatez, vai ser de fartar, vilanagem! 😆


      Um beijinhos à hora da deita que amanhã é mais um dia de trabalho.
      Feliz quinta-feira
      🌰🌸🌈🥰

      Eliminar
  3. Respostas

    1. Último,

      Aqui para os meus lados diz-se «muito bem se canta na Sé!»


      Beijinhos nos últimos minutos do dia de São Martinho
      (^^)

      Eliminar
  4. E com esta história das restrições... passei o dia sem provar castanhas... ainda hei-de ir comprá-las... mas, mais a meio da semana, para evitar confusões em supermercados...
    Beijinhos! Adorei a música do post seguinte... que ainda não conhecia (tens os comentários fechados). Bom fim de semana! E que venha então o próximo desafio... quando calhar, claro...
    Ana

    ResponderEliminar

Por favor deixem aqui os vossos comentários pois são eles que valorizam cada publicação. 👍
Os comentários aqui deixados apenas com intuito publicitário serão eliminados.