domingo, 8 de novembro de 2020

UMA MÃO CHEIA DE PALAVRAS...
Enigma nº 21  🔍


Em tempo de "ressaca" pós eleitoral, depois de termos estado com a atenção focada nas eleições norte-americanas, cá vos trago mais um ENIGMA... novamente fácil. Ainda não vai ser desta que eu cumpro a promessa de trazer aqui um ENIGMA a sério!  😉


Mas não vou demorar mais!... 
A
s pistas estão já aqui em baixo, é uma mão cheia de palavras e tal como é hábito são 5 como os dedos da mão... e com elas quero que encontrem as palavras (hoje é um nome) que faz a ligação entre as cinco. E esse nome é a solução deste ENIGMA que hoje vos proponho.





 


Qual acham que será a "chave" que liga estas cinco pistas?



----------------------------------------------------------------------------------------------

Quem souber a resposta, ou tiver um palpite, POR FAVOR não deixe aqui na caixa de comentários a resposta ao enigma! Enviem por favor as vossas respostas para o meu endereço  aflordaminhanovapele@gmail.com  para não estragarem o prazer do passatempo aos que por aqui passarem a seguir e quiserem chegar sozinhos à solução.

----------------------------------------------------------------------------------------------


DIVIRTAM-SE 
😊

61 comentários:

  1. Já sei a solução, mas continuo sem poder mandar @mails.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Teresa,

      Eu continuo a achar essa situação uma grande tolice...
      Quem te manda seres teimosa!?? Abre lá de uma vez uma caixa de correio no Gmail e acaba com essa tortura retrógrada! É que nem parece teu!


      Beijinhos teimosos
      (^^)

      Eliminar
    2. No problema Ematejoca, podes deixar a resposta no meu blogue que eu não conto a ninguém!

      Eliminar

    3. ahahahahahahahahah

      Desta vez a minha mãe lá dentro no quarto ouviu-me à gargalhada! E olha que ela é meia surda!! 🤣

      Eliminar
  2. Penso que já sei, mas vou pensar mais um bocadinho, nada de precipitações.

    Beijinhos Clara
    😘😘😘

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Manu,

      Não tenhas receio Amiga! Eu sei que sabes!
      Espero o teu mail com a resposta quentinha lá dentro, a sair do "fogareiro"! 😉


      Beijinhos com olho na caixa do correio
      (^^)

      Eliminar
  3. Seguiu resposta.
    Cheers! Seja com Jeropiga, Água-pé ou vinho novo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (será que a resposta está relacionada com alguma bebida alcoólica?)

      Eliminar

    2. YM,

      Que bom ter-te cá em casa de novo!
      Isto contigo por aqui até tem uma outra luz! 😄
      E é como dizes, chegou cá a tua resposta e eu retribuo o brinde!
      🍷 À tua saúde!


      Beijinhos festivos
      (^^)

      Eliminar

    3. Gábi,

      Em sussurro também te digo que siiiiimmm... tem a ver com essas bebidas em concreto!
      Ajudou!? 🥰

      Eliminar
  4. Já enviei o mail!
    Junte-se pandemia... e uma desconfiguração no computador para resolver à distância... e é uma arrelia pela certa!... :-( Mas já está resolvido, felizmente!
    Beijinhos, apressados! Feliz semana!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ana,

      E desta vez vais receber o "Ouro"!
      Parabéns!

      E espero que essas arrelias não te tomem muito tempo e que consigas relaxar!
      Obrigada por teres dedicado um bocadinho do teu tão escasso tempo ao Enigma do À Flor da Pele.


      Beijinhos zen
      (^^)

      Eliminar
  5. Nome próprio, comum ou coletivo? :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Catarina,

      Nome Próprio :)

      Eliminar
    2. Nome próprio?! Mas o que poderá ser?

      Eliminar

    3. Gábi,

      Não é "o que"... mas obviamente "quem".
      Olha... eu estou com frio! Não tens aí uma manta, ou uma capa que me cedas!? Pode ser só metade da capa! 😊

      Eliminar
  6. Não tenho a menor ideia :(

    ResponderEliminar
  7. É muito enervente não ter a menor ideia de qual é a resposta e só ver comentadores que já sabem tudo! Mas não podia haver algum comentador assim parecido comigo a dizer que não faz ideia? É uma injustiça!

    vou ficar a aguardar que a Ematejoca me diga a resposta lá no dona-redonda...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gábi,

      Ai ai, isso é batota! :)))
      Mas eu e tu somos da mesma idade, e por isso temos a mesma base cultural! Por isso digo que sabes de certeza!

      Ah... e a tua frase "É uma injustiça"... fez-me lembrar o Calimero!


      Beijinhos sem casca
      (^^)

      Eliminar
    2. Adorei o Calimero e veio mesmo a imagem dele
      um beijinho e boa noite

      Eliminar

    3. Gábi,

      Era um mimalho o Calimero... mas já defendia os oprimidos, os pequenos e os indefesos! E nessa altura ainda não se tinha inventado o conceito de bullying... mas que já o havia, já!


      Beijinhos de boa noite para ti também!
      (^^)

      Eliminar
    4. Eu vinha dizer à Gábi que tb não tinha a mínima ideia, mas quando li com mais atenção as palavras, o que não tinha feito anteriormente, fez-se luz imediatamente também depois se saber que é um nome próprio. :))))
      É um nome que já mencionei pelo menos uma vez por ano e tudo aquilo que com ele se relaciona... com todos or pormenores... :))

      Tenho que enviar a resposta ainda esta noite. :))

      Eliminar

    5. E cá chegou, bem cedinho a contar pela hora de Portugal Continental! Eu é que venho tarde mas ainda a boas horas responder aos vossos comentários!

      Obviamente que a resposta estava correta!
      Obrigada por participares e parabéns por mais esta "medalha"!


      Beijinhos brindados com vinho tinto
      🍷😊

      Eliminar
    6. Obrigada Catarina pela solidariedade, finalmente alguém, ainda que só por breves instantes, que também não sabia a resposta!

      Eliminar

    7. E quem não chegou à resposta pode agora ir confirmar a Solução.

      Eliminar
  8. Em conversa com N e sem batota nenhuma, claro, fiquei com uma ideia do que poderá ser, vou enviar email

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gábi,

      Eu não disse que sabias!?
      E acredito que foi sem batota, porque a pesquisa em "brainstorming" também é válida!


      Mail recebido e respondido com muitos beijinhos
      (^^)

      Eliminar
  9. Santos de casa não fazem milagres.
    Beijinhos santificados

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Pedro,

      Dizem que não... mas o que na verdade o mundo precisa agora é que os santos se juntem todos para fazerem acontecer rapidamente o milagre de haver uma vacina eficaz que nos livre desta maldição de epidemia!


      Beijinhos à espera de um milagre
      (^^)

      Eliminar
  10. Vou acender uma vela aos Santos para me iluminarem o caminho[risos]
    Beijo embrulhado num xi

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Perséfone,

      Ai minha Deusa, que me parece que os Deuses do Olimpo vão ter que vir cá abaixo tentar endireitar a confusão em que os terrenos estão metidos!
      Para já peço sol para que a tradição se cumpra... e se faça Verão!


      Beijinhos doces
      (^^)

      Eliminar
  11. E como há festa e vinho , já enviei mail :)

    Beijinhos Clara

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Manu,

      E o mail veio confirmar o que te disse noutro comentário ali mais em cima.
      Parabéns amiga! E façamos a festa!!


      Um brinde à nossa amizade 🍷
      (^^)

      Eliminar
  12. Este ano quebramos a tradição e não há cortejos.
    Festejamos em casa cantando e comendo o ganso, respectivo desta festa.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Teresa,

      Essa tradição do ganso não conhecia.
      Costuma comer-se como? Assado!?


      Que, apesar desta enorme reviravolta, corra tudo pelo melhor.
      Beijinhos como mada a tradição
      (^^)

      Eliminar
    2. Nos anos anteriores, houve fogueiras e entrega da capa ao mendigo.
      Este ano em casa, com um pequeno grupo de familiares, comendo o ganso assado com couve vermelha e 'Knödeln', mas sem castanhas e sem vinho.

      Eliminar

    3. Teresa,

      Fui investigar esse prato típico do Tirol... e já aprendi a fazer a receita com batatas. Mas ainda conto explorar outras versões.
      Deve ser um fantástico acompanhamento.


      Obrigada pela dica... e guten appetit
      (^^)

      Eliminar
  13. Quem já leu as minhas tentativas de adivinhação para enigmas sabe que sou mais de tropeções e quedas do que de acertar nas respostas correctas. Ainda assim vou-me atrever a dar a resposta: é (eheheeehhh) gulosos... a minha resposta vai por mail. Se estiver certa melhor, se estiver errada não ficam com o prazer de se rirem do meu disparate.
    Beijos e sorrisos. Isto de dar beijos e distribuir sorrisos com máscara é um bocado parvo, né? Raios partam o covid e + a mãe dele!

    §-não aceitas o "sapo"?

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Zé,

      Está-se bem a ver que não sou de engolir sapos!! hehehehe
      Não é por culpa da SAPO, na verdade o que eu não aceito é anónimos! E o raio do BLOGGER tudo o que vem de fora do Gmail, considera estranho! Por isso com a tua conta de Gmail entras na boa!

      Mas estou contigo sim... raios partam os bichos!!
      Bebe aí um copo por mim e à minha saúde que eu bebo aqui um por ti e à tua.
      Mas se não arranjar Medronho para te fazer companhia, um Porto ou um Moscatel de Setúbal há aqui na garrafeira!
      Gostei muito muito de te ter por cá! 🥰


      À tua saúde meu Amigo 🍷
      (^^)

      Eliminar
  14. Respostas

    1. Maria Eu,

      Bora lá saltar à fogueira!?
      É desta que queimamos o resto dos pelos das pernas!! hehehehehe


      Beijinhos a cheirar a chamusco
      (^^)

      Eliminar
  15. Tendo mais a ver com o post anterior... uma das minhas sugestões do You Tube, que achei dever deixar por aqui, visto seres grande apreciadora de patinagem artística, e antes que desaparecesse...
    Uma coreografia assim... é que eu ainda não tinha visto... Beijinhos! Boa semana!
    https://youtu.be/s6ZSHKUSwyc

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ana,

      Estou sem palavras!
      Obrigada por este momento de pura magia!

      Eliminar
  16. Oi kirida Clarita
    Depois de dar uma lida a procura de pistas, continuo sem ter a menor ideia e usei o "brainstorming" mas nem tempestade ajuda kkkk
    'ressaca' aqui tem outro sentido que o de vocês e depois que descobri ser nome próprio piorou mais um pouquinho rsrs lembra episódios eleitorais mas nada encaixa...
    -enfim _simplesmente me divertindo e a mais leve conclusão que sou nada boa em enigmas kkk e quando quase penso que sei algo me leva a desconstruir tudo ...
    beijnhos e seguimos.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Lis,

      Não quero provocar-te nenhuma tempestade dentro da tua cabeça... a menos que seja tipo aquilo que sentimos quando espirramos: um prazer inexplicável que nos percorre a espinha de alto a baixo. 😊

      A introdução que escrevi não tem nada a ver com o ENIGMA em si... e "ressaca" aqui quer dizer o mesmo que "hangover" no inglês! Não faço ideia qual esse outro sentido que a palavra tem para vocês.

      Mas fico a pensar com os meus botões: será que vocês aí não festejam este Santo? Na verdade as pistas, para quem mora no hemisfério sul, podem não ter mesmo nada a ver! Fiquei curiosa e vou averiguar se esta festa só se festeja aqui na Europa.


      Beijinhos a dobrar para compensar a tua frustração
      (^^)

      Eliminar
    2. kkk rindo aqui Clara
      dei uma olhadinha na lista de santos que são comemorados em novembro e apareceu um nome bem peculiar _vou mandar o e-mail para testar rsrs
      Aqui não se comemora esse santo e mesmo que sou zero em matéria de santo, só sei dos bem populares mas nenhum me é muito familiar rs
      Ah sobre ressaca o sentido é o mesmo sim_ depois de uma boa bebedeira o dia seguinte a famosa se instala_ é que temos também a do mar muitíssimo agitado e dessa forma é que aí não se aplica.
      Beijinho, vou correndo lá ver se da tempo ainda de nao ficar reprovada, porque mesmo se nao acertar, fiz a prova rsrs
      beijokas

      Eliminar

    3. Lis,

      Quem ficou a rir fui eu, que prosa gostosa a tua!
      És um exemplo para os preguiçosos que não gostam de pesquisar, pois mesmo com as nossas diferenças culturais, tu levas sempre a melhor!


      Parabéns! Fizeste a prova e com distinção! 🏅
      Adoro-te minha Amiga!
      💙🥰

      Eliminar
  17. Faltam só dois dias :) ! ... e adoro oa seua símbolos principais, embora me façam mal, aos gases :)))) !!!
    Estes enigmas são espectaculares !

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ricardo,

      E hoje já só falta um! 😆
      Estou a ver que por estes dias vais andar a jato por aí!! 🤣
      Que te saibam bem e que não te façam mal!


      Obrigada meu querido, todos vocês é que são espetaculares por me aturarem !
      Beijinhos com máscara
      (^^)

      Eliminar
    2. Acho que a nafta dos jactos é menos mal cheirosa :))) !

      Eliminar
  18. Enviei mail sem cá deixar mensagem previamente. Vim agora ver como param os comentários. :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Luísa,

      E os comentários ontem estiveram imenso tempo sem resposta... e mesmo assim ainda ficaram uns quantos para responder hoje!
      Como dizia aqui em cima ao Ricardo, estou muito grata por estarmos aqui todos juntos. Isso faz-me muito feliz, pois sabes bem em quem eu penso sempre que construo e publico um desafio.


      Beijos mil... 💙
      (^^)

      Eliminar
  19. MUITO OBRIGADA pela oportunidade.
    Já respondi.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Teresa,

      Sempre às ordens amiga!
      Esta é apenas uma maneira que encontrei para podermos estar todos juntos, divertidos e em são convívio.


      Resposta anotadíssima!
      Entrego logo à noite as medalhas.
      (^^)

      Eliminar
  20. Tenho andado com problemas no computador. E só agora vi o desafio. Vou enviar o mail
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Elvira,

      O mail cá chegou direitinho, como de costume, mesmo que o computador tivesse tentado boicotar a sua participação.
      Tem razão quando me diz que este é tão fácil que nem dá para pesquisar... mas vou providenciar um enigma desse género para a próxima edição.


      Votos de muita saúde com um abracinho bom
      (^^)

      Eliminar
    2. Como tão fácil?! Muito difícil! E podendo pedir, quero enigmas mais fáceis!

      Eliminar

    3. Gábi,

      Tens razão, sabes!?
      É que os enigmas que dão para pesquisar são mais fáceis do que aqueles que são construídos só "de ouvido"!
      Na próxima edição vai sair o Enigma que estive hoje à tarde a "engendrar"!

      Me aguardem... 😆

      Eliminar
  21. Acabo de leer el desafío y lo que estoy pensando, seguro que no es. Se trata de una fiesta que se celebra en España y no tengo constancia de que se haga en su páís.

    Besos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Antónia,

      Pois é muito possível que se celebre aí também, uma vez que vários países da europa o celebram, cada um à sua maneira.


      Um beijinho e obrigada pelo comentário
      (^^)

      Eliminar

Por favor deixem aqui os vossos comentários pois são eles que valorizam cada publicação. 👍
Os comentários aqui deixados apenas com intuito publicitário serão eliminados.