terça-feira, 17 de novembro de 2020

LER ... É VIAJAR! 📖


... LER é viajar sim... através da leitura viajamos por lugares que nunca fomos, viajamos por memórias, viajamos por emoções... e nada melhor que a POESIA para viajar dentro de nós próprios.


Quando lemos poesia que alguém escreveu, porque vai ser descodificada e interpretada com base em tudo aquilo que vivemos e sentimos, não lemos o que o autor nos quis transmitir... mas aquilo que está escrito dentro de nós.



Foto da Net





a ouvir... ♫
Paolo Fresu & Omar Sosa- «Alma»

28 comentários:

  1. A leitura é realmente uma viagem, mas não creio que seja uma viagem dentro de mim própria, quando leio um livro, seja ele escrito em prosa ou em verso. Há livros que considero obras-primas, sem me identificar com as personagens ou até gostar da história. A arte da escrita é que leva a apreciar a obra.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Teresa,

      Não tem nada a ver com identificarmo-nos com as personagens de um livro. Tudo o que lemos é "filtrado" com os nossos olhos, interpretado com o nosso entendimento, julgado à luz dos nossos gostos e valores. E o que eu disse é que é normalmente a POESIA que nos faz viajar dentro de nós.

      Um dia li um texto de uma jovem que desabafava que nunca tinha verdadeiramente amado ninguém e que ainda não conhecia o Amor. Que tinha uma ideia do que era por aquilo que lera e por as experiências contadas na terceira pessoa... mas esse vislumbre não era suficiente para saber interpretar tudo o que lera sobre ele.
      E quem diz o Amor diz outro qualquer sentimento.

      Por exemplo... o erotismo que ambas tanto apreciamos: um texto de teor erótico não vai de certeza ser lido e interpretado da mesma maneira por duas pessoas com vivências muito diferentes, como por exemplo um jovem no início da vida por oposição a uma pessoa madura e com bastante mais experiências vividas!


      A minha linha de pensamento anda mais ou menos por aí.
      Beijinhos por escrito
      (^^)

      Eliminar
  2. Quando ler é ir
    não alinho
    gosto de ir indo
    sem para tal ser induzido
    empurrado

    Quanto ao poema, diria
    que vale a pena
    pois nenhuma alma é pequena
    (excepto quando seja)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rogério,

      Já eu gosto de me deixar levar nas asas de um poema, no compasso de uma música ou na emoção sentida através da expressão artística de um pintor, ou escultor...

      Quanto ao tamanho da alma... só posso dizer que esta do Fresu e do Sosa "medem" quase seis minutos! Nada mau! 😉


      Agora vou-me deixar ir nos braços de Morfeu.
      Beijinhos ao som do trompete
      (^^)

      Eliminar
  3. Li e fiquei de acordo com o que li. Quanto à música, gostei muito, vou procurar mais sobre este compositor.
    Muito Obrigado, Boa Noite.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. BNN,

      É muito bom ler e ser lido, verdade!?
      E é bom tê-lo por aqui.
      Quanto à música, tanto Paolo Fresu como Omar Sosa são compositores. A qual dos dois se referia? Às tantas a ambos... agora depende do tipo de instrumento que gostará mais de escutar, pois um é trompetista e o outro é pianista. Eu recomendo os dois! 😍


      Beijinhos e bom fim de semana
      (^^)

      Eliminar
  4. Minha querida Deusa e Amiga,
    revejo-me nas tuas palavras. Dependendo do estado de espírito assim viajamos, é como na música, nem sempre ouvimos a mesma música e a sentimos igual. A leitura e a música são ingredientes necessários para o nosso "eu".
    Por exemplo, quando leio um livro e por acaso também fazem um filme, não gosto de ir ver o filme, sai-me sempre fraudulento, prontos manias minhas[risos]

    Mas, não é mania minha deixar-te uma fornada quentinha de beijos cheios de Sol, nesta manhã fresca.
    Toca a teres um dia bonito como Tu.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Perséfone,

      Perdoa só agora te estar a responder, mas podes acreditar que recebi os teus beijos mal mos entregaste, ainda quentinhos! Sabias que os teus beijos souberam-me a pão!? Nem precisei de comer mais nada! 💕😘


      Bom fim de semana minha querida!
      Tu é que és linda, por dentro e por fora 😉
      (^^)

      Eliminar
  5. Nem tudo o que tem a mancha gráfica de poema é poesia, pode ser essa a intenção do emissor mas eu como leitora, segundo os meus códigos estéticos de poesia, posso não lhe dar esse título.
    Adoro ler e adoro poesia!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rosa dos Ventos,

      E eu concordo contigo em absoluto!
      E digo-te mais... também me acontece o contrário, de por vezes ver (à luz dos meus olhos) poesia pura onde o emissor apenas se tinha proposto a escrever em prosa.


      Tão bom termos com quem partilhar gostos em comum... 🥰
      Abracinho doce
      (^^)

      Eliminar
  6. Não leio tanto quanto gostaria, os olhitos não deixam, mas vou sempre lendo qualquer coisa. Prosa ou poesia, penso eu que, só por sorte a leremos sentindo o mesmo que quem a escreveu, como dizes, e eu assino por baixo, o nosso eu, o estado de espírito de momento, sem dúvida, dar-lhe-á uma leitura muito própria, e não será nisso que está o encanto de ler? Não será isso mesmo que o escritor pretende? Mais do que o desnudem, que nos desnudemos?

    Beijoicas clarinhas num dia lindo

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. NN,
      «...e não será nisso que está o encanto de ler? Não será isso mesmo que o escritor pretende? Mais do que o desnudem, que nos desnudemos?»

      Bolas mulher, que agora arrumaste-me a um canto! 😄
      Bem... tenho a certeza que muitos devem querer isso sim!! hahahahahahahah
      Desculpa, mas agora a sério: no que diz respeito à poesia, essas tuas palavras são perfeitas! Cada um interpreta à sua maneira... e o(a) autor(a) fica envolto por uma charmosa névoa misteriosa!


      Os teus beijinhos renderam até hoje... e vim agora recarregar baterias para enviar um cesto cheio deles para ti 🥰
      (^^)

      Eliminar
  7. Ultimamente tenho lido muito pouco por causa dos olhos. O poema que mais vezes leio, tem 15 meses e chama-se Margarida. E bom li o mês passado o último livro de um poeta amigo meu o Luís Filipe Maçarico.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Elvira,

      Que metáfora linda...!!
      A pequenita é um encanto... e bem merece que guarde a luz e a força dos seus olhos para velar por ela e para a ver crescer, a ela e à sua mana.


      Um beijo enorme amiga...
      Bom fim de semana e que consiga descansar bastante!
      (^^)

      Eliminar
  8. Vou lendo alguma coisa, mas estou de acordo contigo.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Maria Araújo,

      Eu lá sei o que é ter tempo para ler... eu nem para ler blogues tenho tempo!!...
      Mas também te digo uma coisa: infelizmente mesmo que não fosse esse o problema, perdi a capacidade de concentração necessária para me debruçar na leitura de um livro. Saudades dos tempos em que eu atacava um livro de 500 ou 600 páginas e não descansava enquanto não o terminasse!


      Um beijão amiga... tão perto estamos e agora cada vez mais longe nos sentimos graças a esta maldita pandemia!
      💙🌸

      Eliminar
  9. Não tinha pensado na questão, confesso, mas parece-me fazer todo o sentido. A poesia lida com sentimentos, com a beleza com que usa as palavras e o nosso próprio sentir acaba por ter influência na interpretação.

    Abraço e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. João,

      Mas sem dúvida que influencia sim! E mais uma vez friso, que isso acontece certamente menos quando se trata de prosa, onde a escrita tende a ser muito mais objetiva.


      Boas viagens, nas tuas palavras ou nas palavras dos outros
      (^^)

      Eliminar
  10. Querida Clara
    Deixei esta Alma a tocar como fundo e acredita, deu-me uma paz infinita.
    Desculpa, mas não concordo quando dizes "não lemos o que o autor nos quis transmitir... mas aquilo que está escrito dentro de nós." acredito que nada está escrito dentro de nós e sim, depois de ler há o enorme poder de nos transformarmos e de sentirmos de forma diferente do que éramos antes.
    Não sei se me fiz entender!

    Beijinhos de alma cheia.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Manu,

      Acho que entendi sim, são as palavras que lemos que são semente em solo fecundo. Mas a composição desse solo é diferente de pessoa para pessoa... e lá vou eu acabar por chegar ao ponto de partida. 😊
      Parece que estamos a debater o que nasceu primeiro... se a galinha ou o ovo! :)))


      Gosto destas trocas de ideias... com elas vamos aclarando o nosso olhar.
      Beijinhos cristalinos
      (^^)

      Eliminar
  11. Poesia é muitas vezes de difícil interpretação e muitas vezes não entendemos o que o poeta quis dizer (digo eu!), no entanto podemos tentar interpretá-la como dizes "com base em tudo aquilo que vivemos e sentimos, não lemos o que o autor nos quis transmitir... mas aquilo que está escrito dentro de nós." Estou de acordo.
    A música "Alma" do álbuym com o mesmo nome que conheço há alguns anos, visto que o álbum é de 2011, é simplesmente fascinante e combina três instrumentos que não é normal ouvirmos juntos, o trompete, o piano e o violoncelo !
    Gostei bastante do teu post!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ricardo,

      «Poesia é muitas vezes de difícil interpretação e muitas vezes não entendemos o que o poeta quis dizer»
      E sabes o que te digo? Poesia, pintura, escultura... são formas de comunicação tão mas tão subjetiva que não é possível, a menos que o autor tenha possibilidade e/ou desejo de explicar a sua obra, sabermos ao certo o que está subjacente à mensagem transmitida!
      Chego a achar ridículas certas análises literárias ou explicações de pinturas (principalmente de autores que viveram há séculos atrás) que dão conta daquilo que o autor queria dizer e exprimir com "aquela particular frase do poema"... ou com "aquele risco vermelho na vertical, prova da sua masculinidade"... blá blá blá... whiskas saquetas!... heheheheheheheh

      Da música, imaginei que a conhecesses sim, até porque já a publiquei nos Jardins... e já não me lembro se no Smooth também a publiquei.
      Mas hoje a música é outra... desejo-te um restinho de dia muito feliz! 🥰


      Beijinhos cantarolados
      (^^)

      Eliminar
  12. este ano de 2020 foi uma desgraça de leituras. ainda comecei a ler o primo Basílio do eça de queirós mas ainda não concluí.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Último,

      (e não é que desta vez foste mesmo o último?) 😆

      Dizes que "este ano de 2020 foi uma desgraça de leituras"... infelizmente tem sido uma desgraça em tudo, até para as leituras. Eu que o diga! Aliás, este ano, não fosse pela profunda marca negativa que vai deixar em mim (como em todos) eu diria que nem dei por ele passar, pois se fizer um esforço mental, não tenho memórias boas e de coisas significativas que fiz e de que delas me possa recordar como forma de contagem dos dias que passaram.
      A minha vida tem sido... trabalho e recolhimento, recolhimento e trabalho!
      Não saí, não viajei, não fui ver amigos, não convivi, não tirei fotografias... não li, pouco ou nada escrevi...
      Não deixei pegadas, marcas de coisas boas para no futuro recordar! 😔


      Beijinhos em tom de desabafo
      (^^)

      Eliminar
  13. Beijinhos e boa semana. Aguardo o desafio das pistas eheheheh

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. hehehehe
      Tu és terrível!! 😆
      O novo enigma sai hoje às 20:00... e as pistas vão estar lá!


      Obrigada e até já...
      Beijinhos 🥰

      Eliminar
  14. Concordo... ler é processar dentro de nós, as visões do mundo... com olhos que não nos pertencendo... nos fizeram ver mais longe!...
    Adorei esta alma musical... que não conhecia... e adorei! Beijinhos! Feliz semana!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ana,

      Fico satisfeita por saber que te dei a conhecer algo novo.
      E pelo pouco que já conheço dos teus gostos musicais, esta música tem tudo a ver com a tua... alma!


      Beijinho bom!
      Bom restinho de semana que vai engatar num feriadão!
      (^^)

      Eliminar

Por favor deixem aqui os vossos comentários pois são eles que valorizam cada publicação. 👍
Os comentários aqui deixados apenas com intuito publicitário serão eliminados.