quinta-feira, 26 de setembro de 2019

UMA MÃO CHEIA DE PALAVRAS...
Enigma nº 15  🔍



Passado que está o Verão e que as rotinas voltam ao nosso dia-a-dia, vou tentar também eu voltar (sempre que conseguir) aos ENIGMAS das quintas-feiras.
E é com esse propósito que trago o primeiro passatempo desta estação, que espero que achem divertido.

Para aqueles que ainda não conhecem esta rubrica, basta clicar na etiqueta «Uma Mão Cheia de Palavras» e seguir os exemplos que já existem.

Aqui estão e sem mais demoras as pistas, é uma mão cheia de palavras e tal como é hábito são 5 como os dedos da mão... e com elas quero que encontrem a palavra (é só UMA palavra) que faz a ligação entre as cinco. Essa palavra é a solução deste ENIGMA que hoje vos proponho.







Qual acham que será a "chave" que liga estas cinco pistas?



---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quem souber a resposta, ou tiver um palpite, POR FAVOR não deixe aqui na caixa de comentários a resposta ao enigma! Enviem por favor as vossas respostas para o meu endereço  aflordaminhanovapele@gmail.com  para não estragarem o prazer do passatempo aos que por aqui passarem a seguir e quiserem chegar sozinhos à solução.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


DIVIRTAM-SE   😊

58 comentários:

  1. Ufa, tava ansiosa. Chegou finalmente e fiquei perdida na Lua[risos]
    Já seguiu email, tou em pulgas...rsrsrs

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Perséfone,

      Isto de se ser Deusa... :))
      Resposta certa e lisinha! Até parece que estiveste a engomar roupa! hehehehe


      Beijinhos desparasitados
      (^^)

      Eliminar
  2. Huuuum, vou ter que estudar bem este enigma :o

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Andreia,

      Tens tempo...
      Toma só nota de que troquei a pista nº 5... a anterior não estava correcta.


      Beijinhos pacientes
      (^^)

      Eliminar
  3. Caso o meu palpite esteja correcto, esta mão cheia de palavras é uma mensagem muitíssimo actual❗❗❗

    Beijinho outonal 🍁

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Teresa,

      Por acaso não era essa a intenção... mas entendi o teu raciocínio!
      E por causa da tua resposta é que me apercebi que me tinha enganado na Pista nº 5... em vez de escrever Elemento Químico (que é o correcto) escrevi Símbolo Químico.
      Perdoa-me se te levei em erro...


      Espero que tentes de novo...
      Beijinhos culpados
      (^^)

      Eliminar
  4. Havia um belíssima série americana com um actor chamado Raymond Burr (Raymond William Stacey Burr) chamada ? Alguém se lembra ? Até, na realidade houve duas séries, uma era o Perry Mason e a outra é a tal !... :)
    Já mandei mail e completo, com justificações e tudo. Aliás como se deveria fazer !!! (modéstia à parte) !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens mais nada que fazer que acertar logo à primeira?!!! Geee....
      : )

      Eliminar
    2. Gostava muito dessas séries.

      Eliminar
    3. Ah! E sabias que Raymond Burr era canadiano?

      Eliminar

    4. Ricardo,

      Essa pista é excelente! Só não a aproveita quem não quiser! :))
      Eu adorava ver o Perry Mason... não a série original, essa não assisti, mas já só assisti aos telefilmes mais recente, quando o Perry Mason regressou aos ecrãs na década de oitenta.

      Obrigada também por dares as justificações. Eu não peço esse esforço adicional a ninguém... mas confesso que fico super feliz quando recebo a resposta complementada com todo o raciocínio.


      Beijinhos com Medalha de Prata
      (^^)

      Eliminar
    5. Canadiano e homossexual❗

      Eliminar

    6. Catarina,

      Por acaso o Ricardo acertou logo à primeira... mas não foi o primeiro a acertar!

      (^^)

      Eliminar

    7. Teresa e Catarina,

      Meninas... as coisas que vocês sabem!! 😃

      Eliminar
    8. Eu gostava da série e uma das minhas irmãs adorava os livros, mas não sabia que ele era canadiano e homossexual e continuo sem fazer ideia de como responder ao enigma...

      Eliminar
    9. e eu queria aproveitar a pista do Ricardo só não percebi bem ainda é como...

      Eliminar

    10. Gábi,

      Estás destreinada. é o que é! E a culpa é minha que em 9 meses neste blogue, ainda só publiquei 15 Enigmas.
      Nos Jardins de Afrodite, ao domingo à noite nunca falhava! Cheguei a publicar um ano inteiro, sem nunca falhar uma semana!


      Mas tu chegas lá... que eu já te conheço! 😉
      Beijocas inspiradoras
      (^^)

      Eliminar
  5. Esqueci de deixar comentário. Sabe que já tinha saudades destes desafios.
    E claro já mandei email.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Elvira,

      Eu sei que sim querida Amiga... por isso é que eu vou trazendo estes desafios que tanto prazer me dão construir!
      Se bem que desta vez, devo dizer que este ENIGMA não fui eu que o inventei, foi o meu filho que mo ofereceu!... e eu limitei-me a decifrá-lo e a acrescentar-lhe a pista nº 5, pois no original que recebi havia apenas 4 pistas.


      Mail recebido com tudo certinho...
      Obrigada pelo companheirismo de sempre!
      Um abraço na volta do correio
      (^^)

      Eliminar
    2. Será que foi a Elvira que levou a medalha de ouro?

      Eliminar

    3. Nop... desta vez o ouro vai para a Deusa Perséfone 😊
      (^^)

      Eliminar

    4. Mas com a pista do Ricardo, indo à Net fazer pesquisa... é "trigo limpo farinha amparo"!

      (^^)

      Eliminar
  6. Já passaram 5 minutos e não cheguei ao resultado. Vou jantar. Quem sabe se os rissóis de camarão e a borla de berlim a seguir me ajudam!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Catarina,

      Devem ter ajudado indeed!... pois a resposta que recebi está certíssima!
      Fizeste-me foi fome... porque adoro bolas de berlim feitas cá em Portugal (especialmente as do "Zé Natário" em Viana do Castelo) e adoro rissóis de camarão, em especial dos que eu faço em casa!


      Oh God... agora tenho de ir comer um snack antes de ir dormir!
      Beijinhos aguados
      (^^)

      Eliminar
    2. ...se calhar estou a precisar de uns rissóis e de uma bola de berlim para acertar...

      Eliminar

    3. Hoje estou com uma dor de estômago horrorosa! Se ontem fiquei a salivar apenas com a visão mental dessas coisas redondas e docinhas... hoje até me agonia imaginar o cheiro do frito e da canela!

      :/

      Eliminar
    4. As melhoras e um beijinho
      (ainda não cheguei lá mas amanhã volto)

      Eliminar

    5. Obrigada minha querida! 😘💙
      (tens tempo, até domingo à noite ainda há muitos cestos para lavar!)
      😉

      Eliminar
  7. Em Berlim não há nada de borla, Catarina‼

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que a bola de Berlim me ajudou. Acabei de enviar email e creio que acertei!!!

      Eliminar
    2. Teresa, fiz-te um pedido no blog da Janita.
      : )

      Eliminar
  8. Respostas

    1. Pedro,

      hehehehe
      Já vi que estiveste a preparar a mala para a viagem! :))
      A tua resposta cá chegou, lisa e irrepreensível, como de costume!


      Um forte abraço e tudo de bom para a semana que se avizinha
      (^^)

      Eliminar
  9. Como sempre sou uma nulidade nestes enigmas, mas vou tentar enviar mail.

    Beijinhos Clara

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Manu,

      Não tens jeito para enigmas?
      Deixa lá... tens mais jeito que a maioria dos mortais para tirar boas fotografias! Olha que poucas pessoas podem afirmar o mesmo! 😃


      Obrigada minha querida, fico então à espera que proves o contrário do que afirmaste!
      Mil beijinhos...
      (^^)

      Eliminar
    2. Socorro, Manu.
      Deixe-me o Link do seu blogue, sff. Não consigo encontrá-lo
      Buahhh

      Eliminar

    3. Clica AQUI...

      (tudo eu, tudo eu...)

      Eliminar
  10. Já mandei a minha aposta!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Titica,

      Aposta certeira! Estás imbatível! 👍😃
      Espero que tenhas a mesma pontaria para acertares no Totoloto ou no Euromilhões! hehehehe


      Bom fim de semana minha linda!
      Muitos beijinhos 🌸
      (^^)

      Eliminar
  11. Respostas

    1. Sam,

      Obrigada... e obrigada por participares no desafio!
      Espero que fiques "cliente" desta saudável brincadeira e que te divirtas também em próximas edições.


      Beijinhos e bom fim de semana para Ti também
      (^^)

      Eliminar
  12. Eu e enigmas, enigmas e eu ...
    O que dizer dos provérbios?!
    Gosto muito da ideia. Enviei email. A ver vamos.
    Abraço,
    P. do Insensato

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Insensato,

      Mas gostas!? Gostas mesmo?
      É que eu adoro enigmas, puzzles, sopas de letras, anagramas, sudokus...
      Sim, e provérbios também! 😃

      O mail cá chegou e foi de pronto respondido!
      Já vi que entendeste como isto funciona! 👍
      Espero que continues a participar em futuras edições.


      Beijinhos gratos
      (^^)

      Eliminar
    2. Gosto.
      Creio nunca ter-me deparado com enigmais num blogue. Atualmente, muitos assentam no autofilismo e pouco mais.
      Provérbios, esses não...
      Não acerto um! Tenho dificuldade em memorizá-los, uns porque não os entendo de imediato - aqueles muito antigos -, e outros pela falta de encanto.
      Bjs,
      P.

      Eliminar

    3. Tal como tu, também abomino o autofilismo...
      Mas por aqui anda muita gente boa e despretensiosa, por essas pessoas é que eu continuo a andar por aqui também.

      Um beijinho e mais uma vez parabéns pela boa pontaria e raciocínio!
      (^^)

      Eliminar
    4. Por isso, logo no início da semana questionei "Mas o que andei a fazer no Sapo? Aquilo nunca teve nada a ver comigo."
      Venham essas pessoas.
      Bjs
      P.

      Eliminar

    5. No SAPO também há muito boa gente... foi lá que me estreei como bloguer há dez anos atrás. E algumas dessas pessoas que conheci lá também estão aqui (e o "aqui" que me refiro é a esta minha humilde casinha)

      Eliminar
    6. Também trouxe algumas.
      Aparecem na lista lateral.
      Quanto à estreia, foi no extinto spaces.live Depois, estive anos e anos, numa plataforma, o Multiply que os americanos venderam aos chineses, transformando-a numa... loja. Passei então por aqui e estacionei, mais tarde, no WordPress, que ainda mantenho e do qual gosto muito.

      Eliminar

    7. Disseste para aí nomes que, para mim sim, é que são "chinês"! 😃
      Eu ainda experimentei o Wordpress certa vez (não gostei nem do modo da plataforma funcionar nem do ambiente)... mas a maneira do BLOGGER funcionar é onde me identifico e entendo bem.

      São os mundos e submundos em que esta enorme e infindável Blogosfera se divide!

      (^^)

      Eliminar
    8. O WP já foi muito complicado.
      Os nomes que te parecem chineses é por já não existirem. Entrei neste mundo em 2002. Quando conseguir colocar uma imagem num post era uma vitória e todos nos ajudávamos, sem tradutores. E assim começou a minha paixão pela América Latina...

      Eliminar

    9. Para mim... still is!
      Vou nanar...
      Boa noite 🌙

      Eliminar
    10. Eu também.
      Bons sonhos.

      Eliminar

    11. ZZZZZZZZZZZZZZZZ...

      Eliminar
  13. Para já não faço ideia...vou olhar de novo para as pistas...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gábi,

      Faz assim: começa do fim para o princípio! Pensa qual será o elemento da tabela periódica que teria a ver com as restantes pistas?
      E quando me refiro às RESTANTES pistas, estou também a referir-me às que já estão espalhadas pelos comentários! 😃

      Eliminar
  14. Olá, Clara!
    Da última que participei não acertei... e desanimei!
    Vou tentar de novo, tá?!
    Beijinhos expectantes!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Teresa,

      Não tens por que desanimar Amiga, pois desta vez a tua resposta está certíssima!! E não doeu nada!! Hehehehehe


      Obrigada por ajudares a colorir este post com a tua alegre presença!
      Beijinhos repenicados
      😘😘💕

      Eliminar

Por favor deixem aqui os vossos comentários pois são eles que valorizam cada publicação. 👍
Os comentários aqui deixados apenas com intuito publicitário serão eliminados.