domingo, 11 de outubro de 2020

UMA MÃO CHEIA DE PALAVRAS...
Enigma nº 19  🔍



Olá de novo... 😊

As minhas noites de Domingo não são a mesma coisa se não vos conseguir trazer um Enigma para vos adoçar o serão.

Como os que por aqui passam já são há muito da casa, e os que passarem pela primeira vez de certeza que aprenderão depressa, não preciso de gastar mais tempo a explicar como isto se processa. É só seguir as cinco pistas e adivinhar a palavrinha mágica! 😉

As pistas estão já aqui em baixo, é uma mão cheia de palavras e tal como é hábito são 5 como os dedos da mão... e com elas quero que encontrem a palavra (é só UMA palavra) que faz a ligação entre as cinco. Essa palavra é a solução deste ENIGMA que hoje vos proponho.






Qual acham que será a "chave" que liga estas cinco pistas?



----------------------------------------------------------------------------------------------

Quem souber a resposta, ou tiver um palpite, POR FAVOR não deixe aqui na caixa de comentários a resposta ao enigma! Enviem por favor as vossas respostas para o meu endereço  aflordaminhanovapele@gmail.com  para não estragarem o prazer do passatempo aos que por aqui passarem a seguir e quiserem chegar sozinhos à solução.

----------------------------------------------------------------------------------------------


DIVIRTAM-SE 
😊

50 comentários:

  1. Sempre gostei destes teus enigmas "Uma Mão Cheia de Palavras". Não me parece díficil e o nosso poeta mais conhecido, declama a solução !
    Obrigado Clara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Igor Stravinsky também dá a resposta!!!

      Eliminar

    2. Ricardo,

      Tenho de dizer... Bravo!
      E a tua dica está fabulosa!!


      Obrigada pela ajuda dos links para construir a reedição.
      Beijinhos em primeira edição
      (^^)

      Eliminar

    3. Teresa,

      Mas o nosso poeta maior sempre tem outro peso! 😊
      Foi precisamente por causa do Stravinsky que eu sabia que tu sabias. 😉

      Eliminar
    4. O livro que dá a resposta ainda não o li, enquanto que já vi várias vezes o ... de Igor Stravinsky!!!

      Eliminar

    5. É uma forte referência sim!
      😊

      Eliminar
  2. Não posso participar, porque não entro na minha caixa dos @mails!!!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Teresa! 😊

      Olá Amiga de longe! 😘
      O que se passa com a tua caixa de comentários!?
      Outra vez à volta com esse assunto?
      Hoje em dia ninguém pode sobreviver sem um endereço de email para se corresponder com o resto do mundo!

      Faz uma coisa: enquanto não tens esse problema resolvido, cria uma caixa nova no Gmail e usa-la para poderes comunicar com os teus amigos internautas.
      Se depois quiseres ficar com os teus blogues alojados com esse endereço, eu ensino-te a fazer essa passagem.


      Beijinhos tristes por não participares!
      (porque eu sei que este tu não falharias!)
      (^^)

      Eliminar
    2. Só entro na caixa dos @mails com a tablet, mas a minha tablet morreu, e eu ainda não decidi, se desta vez compro a da Apple.

      Eliminar

    3. Não gosto de trabalhar com tablets ou telemóveis ou Ipads...
      Na Net, principalmente para navegar pela Blogosfera e para trabalhar no blogue, só gosto de o fazer ao computador!

      Mas se esse é o motivo, mais uma razão para abrires o Browser em gmail.com e criares um novo endereço eletrónico.
      Estou a falar a sério quando te digo que é possível até mudares depois esse novo endereço para o endereço principal dos teus blogues.

      Beijinhos persistentes
      (^^)

      Eliminar
  3. Para já não faço a menor ideia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gabriela, se não sabes o que é, vais ter de esquecer a culinária :))) !!!

      Eliminar
    2. ... a culinária e o AMOR que é...

      Eliminar

    3. Gábi,

      Mas foi uma nuvem passageira aquela que te estava a tapar a resposta, porque depressa o céu se destapou e a resposta apareceu completa e irretocável na minha caixa de correio!
      Parabéns Amiga! 5 estrelas!


      Um beijinho com saudades
      (^^)

      Eliminar

    4. Ricardo,

      Não há problema algum, a Gábi tem tudo controlado! 😄

      Eliminar

    5. Teresa,

      Tal como sugere a própria dinâmica deste passatempo, está MESMO tudo interligado!! Principalmente quando existe Amor!

      (^^)

      Eliminar
    6. Obrigada Ricardo e Ematejoca pela ajuda :) e Clara pela resposta
      um beijinho para os três e uma boa semana!

      Eliminar

    7. Boa semana para Ti também... 💙
      (sempre com fé!)

      Eliminar
  4. Não tinha visto o desafio.
    Acabei de mandar email.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Elvira,

      Não tem mal, ele também ainda nem aqueceu lugar e estará (como de costume) 48 horas à disposição de quem se quiser entreter com as minhas construções mentais. Aliás a Elvira não participa para competir com ninguém. Como costumava dizer o nosso saudoso amigo Rui, nós apenas devemos competir connosco próprios! 😊💗

      E parabéns, o mail chegou quentinho e a escaldar, tão rápido que lá chegou que até parecia que levava fogo no rabo!
      hehehehehehehehehe


      Um forte abraço Querida Amiga!
      Boa semana....
      (^^)

      Eliminar
  5. Enviei email com ponto de interrogação.
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Catarina,

      Pois vou fazer uma modificação à pontuação! Troca o ponto de interrogação por o ponto de exclamação!
      TÁ CEEERTOOOOO!!! 😄


      Beijinhos sem dúvidas
      (^^)

      Eliminar
    2. Aquilo foi mais uma interrogação retórica. : )))))

      Eliminar

    3. Aaaah... bem me parecia!! 😉
      🥰

      Eliminar
  6. Resposta via mail.
    Beijinhos inflamados

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Pedro,

      Como te disse via mail, seria novidade era se tu não acertasses! 😉
      Só foi preciso explicar-te o primeiro... depois, nunca mais fez falta! 👍
      Obrigada por estares sempre presente!


      Beijinhos sem necessidade de chamar os bombeiros
      (^^)

      Eliminar
  7. Prontx, resposta via email, mas com alguma incerteza[risos]
    Beijo envolto num xi

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Perséfone,

      Chegou cá tudo sim, confirmo e reitero que adoro ter-te "por perto" para te abraçar! 💕
      Ah... mas cuidado com os tiros à queima-roupa! 🥰


      Beijocas sem bata branca
      (hehehehehehe)
      (^^)

      Eliminar
  8. Respostas

    1. Rosa dos Ventos,

      Na mouche, chegou cá uma resposta certa e toda alinhadinha! 💙
      Confesso-te que me sabe bem receber a interpretação de cada um em relação a cada uma das pistas. É que, não raras vezes, a mão de 5 pistas pode levar em direção a outra solução que , a ser mesmo plausível, também a aceito se for bem fundamentada.


      Beijinhos sem mais justificações
      (^^)

      Eliminar
  9. Querida amiga
    Desta vez acho que não chego lá, mas vou continuar a tentar.

    Muitos beijinhos 😘😘😘

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Manu,

      Amiga, sempre sem stress!
      O importante é que te saiba bem a pesquisa e que te divirtas com ela. E se te surgir a resposta "amanda"! 😊
      Já há pistas engraçadas e uma até que tem o "gato escondido de rabo de fora"!! 😂


      Beijinhos Querida, boa semana
      (^^)

      Eliminar
  10. Parabéns pela tua persistência. Os enigmas agradecem-te e eu, que não tenho jeito para eles (enigmas), fico por aqui, desejando-te uma boa semana.
    😎

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. António,

      Esse teu egocentrismo em nomeares-te de EU baralha-me a cabeça, páh!! 😜
      É que... "cum caraças"... receber mails e comentários com um Eu é no mínimo uma falta de consideração para quem é visitado.
      Já mais alguém se mostrou incomodado? Ou será que sou só EU que tenho mau feitio?? 😉

      Obrigada pelos parabéns! 😊
      De facto pode-se chamar de persistência sim, pois nos Jardins de Afrodite este passatempo teve mais de cinquenta edições e aqui já vai no nº 19! (ok... confesso que alguns fui lá "gamá-los" na esperança de que já ninguém tenha memória deles) 😇

      Tenho de fazer enigmas com música, ou com músicos... e aí de certeza que vais gostar! 👍


      Boa semana para ti também!
      Abraços enviados de a Norte do Douro em direção ao Sul do Tejo
      (^^)

      Eliminar
    2. O 'EU' desapareceu 😉

      Eliminar

    3. António,

      Obrigada por teres escutado a minha sugestão.
      Fica bem 😊

      Eliminar

    4. Só ficou a faltar a tua participação no desafio!
      Mas o próximo vai meter música!! Ó se vai! 😊

      Eliminar
  11. Oi miguinha
    Chegando agora rs vou ter que ler comentários para pescar alguma dica dos amigos.
    Assim que conseguir decifrar te mando .Se demorar , pode ser que esteja 'boiando', para não afogar, rs
    beijo

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Lis,

      Ai amiga, o que não faltam aqui são dicas!! Acho que todo o mundo está ajudando! 🥰
      Não tens como falhar... é só seguir de bem perto até sentires que a resposta está bem quente! 😆
      Não te afogas nada que eu não deixo!


      Beijinhos com uma bóia de salvação em formato de dragão 🐲
      (^^)

      Eliminar
  12. Acho que o e-mail que vou enviar não é a palavra certa, só porque tenho dúvidas numa delas.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Maria Araújo,

      Está certa sim senhor! É mais provável estar certa com quatro certezas e uma dúvida do que o contrário. 😆
      Aliás, gostei das tuas justificações e da história que contaste.


      Tão bom ter-te de novo aqui e poderes comentar de novo sem problemas!
      Obrigada por tudo Amiga!
      Um beijo enorme, do tamanho do teu 💜
      (^^)

      Eliminar
  13. Que desafio tão giro :) enviei email :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Último,

      Ainda bem que gostaste e te integraste lindamente logo à primeira tentativa!
      Parabéns! Ainda tens direito a "medalha"... só tenho é de te informar que... não foste o ÚLTIMO a acertar... pois já recebi mais uma resposta certa a seguir à tua! heheheheh
      Amanhã na reedição 🕙 recebes a tua medalha!


      Beijinhos medalhados 🏅
      (^^)

      Eliminar
  14. Muito bons, sempre, os teus enigmas.

    Beijo quente :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Maria Eu

      Tenho um "público" que merece o melhor de mim... mas que também gosta de enigmas fáceis para não torrar muito a pinha! 😆
      Ando há "séculos" a prometer fazer um bem difícil... mas acaba sempre por ficar no tinteiro!


      Obrigada Amiga, por me aqueceres a noite
      (^^)

      Eliminar
  15. Oi Clarita
    E-mail na sua caixa de correspondência .
    Vê lá se passei na prova ou reprovei. rs
    O que importa é estarmos juntos nessa noite de primavera-outono, aquecendo nossos corações. rs
    beijos e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Lis do meu coração,

      Prova superada! Tu foste aluna da "escolinha do Professor Rui da Bica"... e por isso tens treino para superar todas as provas que eu coloco aqui.
      E aproveito para lembrar um detalhe importante que o Rui sempre mencionava, que pelo facto de tu estares desse lado do oceano acabas por estar em desvantagem e sentir mais dificuldade relacionadas com as nossas diferenças linguísticas e culturais.
      Nem imaginas o que me custou ali em cima no outro comentário escrever "bóia de salvação"... porque não sei como vocês aí chamam a esse "troço" que se insufla de ar para manter alguém à tona da água. Boia aí usa-se com o sentido de comida/refeição... não é?


      Mantenhamos esta ligação linda que temos e acredita que o meu coração vai descansar bem quente e dormir sorrindo!
      Beijos adoçados com muita amizade
      (^^)

      Eliminar
    2. Muito grata doce Clarita_ pela brincadeira boa que sempre penso que não vou dar conta. E, me alegro muiito quando supreendentemente, acerto.
      Sim ,o Rui me parabenizava sempre quando nos desafios que publicava fotos de recantos de Portugal, eu descobria, muitas vezes antes dos portugueses rsrs mas nunca me gabei, porque a alma aqui tem muita 'queda' por vocês e adorava me dedicar às pesquisas_ acabei ficando craque !
      Quanto as diferenças linguísticas já tiro de letra até nas Receitas Culinárias das amigas que é onde mais me embaraço rs Tem chávena, tem claras em castelo, tem pequeno almoço ,tacho de lume , vidrado de limão e outras que preciso recorrer ao Google _ e já me habituei também com a grafia que nós fomos mais práticos e eliminamos todo som mudo e vcs não tem mais como eliminar. Nunca cedem em perder para os colonizados rsrs Enfim, Brasil e Portugal são irmãos e só perde é quem não gosta do povo ,das cidades, das diferenças. Eu amo!
      Ahhh e boía tem os dois sentidos pode ser a comida dos peões ou a salvação nos mares .
      beijocas, amiga
      com carinho

      Eliminar

    3. Tu és mais doce que "vidrado de limão"!
      E olha que de "claras em castelo" eu percebo, viu!?? 😆

      Beijinhos doces... 🥰

      Eliminar

Por favor deixem aqui os vossos comentários pois são eles que valorizam cada publicação. 👍
Os comentários aqui deixados apenas com intuito publicitário serão eliminados.