segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

SEAT ART CITIES...



  
Braga - 07/12/2019


Com o objectivo de promover a arte urbana e a cultura em solo nacional, a SEAT volta a juntar-se mais uma vez a Vhils (Alexandre Farto) no projecto «SEAT Art Cities – Curated by Vhils». 

Desta vez o objectivo é a criação de cinco murais, na verdade serão como 5 mapas de 5 cidades desenhados e interpretados pelos olhos e talento de 5 street artists locais. Juntos, estes mapas, cidades e artistas formam as «SEAT Art Cities», um novo grande Roteiro da street art portuguesa.


Braga, Carvoeiro, Porto, Lisboa e Aveiro são as cidades que Beck,Tamara Alves, AkaCorleone, André loba e a dupla Draw&Contra vão desvendar e partilhar connosco.

O primeiro passo para esta parceria aconteceu no passado mes de Junho durante o "NOS Primavera Sound", no Porto, com um mural produzido em tempo real pelos cinco artistas nacionais já em cima referidos.





FONTES:

16 comentários:

  1. Muitíssimo interessante, logo que não chame ainda mais turistas à cidade invicta. 💙

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também vi os vídeos. A minha cidade ainda não está disponível 💙 Admiro-me, que a segunda cidade que vive no meu coração COIMBRA, não faça parte deste fantástico projecto 💙

      Eliminar

    2. Teresa,

      Por aquilo que pude perceber deste projecto, as cidades/localidades presentes são os locais de residência de cada um destes artistas de arte urbana. A cada um foi atribuída a "missão" de representar a sua cidade/vila.
      Não tens por isso de te admirar pelo facto de Coimbra não estar representada neste roteiro. No futuro... logo se verá que novos projectos se lhe seguirão.


      Beijinhos bracarenses
      (^^)

      Eliminar
  2. Fizeste bem em divulgar este projeto/iniciativa. Obrigada. :)) vou agora ver os links.

    Boa semana, Clara. :))

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Catarina,

      Sei que esta publicação poderia estar mais completa e ter até mais links e referências a cada um dos 5 artistas convidados a participar neste projecto. Mas tive receio de tornar a leitura muito aborrecida.
      Ficará à iniciativa de cada um que esteja interessado no tema pesquisar mais sobre ele.


      Obrigada pelo incentivo 😊
      Beijinhos e boa semana
      (^^)

      Eliminar
  3. Sou fã da street art
    Sou fã da arte de Vhils
    Sou fã de uma parede expressiva
    renascida
    de um empena fria
    em prédio triste

    mas o que mais prezo
    é mesmo a mensagem

    https://conversavinagrada.blogspot.com/search?q=street+art

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rogério,

      Eu não sou fã de todo o qualquer rabisco que picham nas paredes alegando que é arte. Infelizmente, maior parte das coisas que se vêm nas paredes das nossas cidades são puro vandalismo.

      Nem toda a "street art" tem mensagens decifráveis, tal como acontece em todas as restantes formas de arte. Mas todas elas têm uma mensagem sim.
      Neste caso, julgo que as mensagens não serão de contestação, ou de formas de retórica utópica... mas antes uma forma de cada artista homenagear a sua cidade. E isso é positivo!


      Beijinhos pintados de fresco
      (^^)

      Eliminar
  4. Gosto de arte urbana. Há intervenções que embelezam bastante as nossas cidades. Por exemplo, aquelas intervenções nas caixas de eletricidade que se vão multiplicando favorecem muito o seu aspeto.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Luísa,

      Verdade sim!
      Mas o que mais me impressiona, pela positiva, são as pinturas em grande escala que cobrem paredes inteiras de prédios! Esta arte é para todos... e não está fechada dentro de museus!

      Beijinhos com o sol a querer espreitar 🌞
      (^^)

      Eliminar
  5. Já deixou obra aqui por Macau.
    Beijinhos artísticos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro,

      Estás a referir-te ao Vhils, certo?
      Para quem não clicou no link sob o nome dele, possivelmente não saberá que este artista já recebeu o prémio de Cavaleiro da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, que é apenas atribuída a quem se destaca por mérito Científico, Literário e Artístico.


      Gostei dos teus beijinhos... que te retribuo com arte! hehehe
      Boa semana
      (^^)

      Eliminar

    2. Ah... e para complementar os teu e meu comentários acima, aqui fica o LINK para a obra a que te referiste, um mural feito pelo pintor com uma imagem do poeta Camilo Pessanha e que está no jardim do Consulado de Portugal em Macau.


      Obrigada pela dica!
      (^^)

      Eliminar
  6. Gosto e admiro muito esta arte! Já conhecia o video, meu neto mais velho tinha me mostrado, pois ele também tem um bocadinho muito pequenino de veia desta arte.

    Beijinhos muitos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Adélia,

      Já conhecias o vídeo?
      Uau! Eu só o vi pela primeira vez há um par de dias (ele é super recente), quando fui fazer pesquisa para fazer este post! No Sábado passado vi o BEK a trabalhar no mural e fiquei curiosa em saber mais sobre o que era aquilo e o que estava a acontecer. Foi assim que conheci este artista e soube deste projecto Seat Art Cities.


      Os teus netos têm todos veia artística e talento! 😍
      Beijos para eles e um enorme para Ti Amiga!
      (^^)

      Eliminar
  7. Precisam-se de mais iniciativas assim!...
    Nada como a arte, para entender e explicar este nosso mundo... cada vez mais caótico e insano... e dar um pouco mais de cor... ao cinzentismo da realidade...
    Beijinho
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ana,

      Comentário 5 estrelas!
      Irretocável!


      Beijinhos com cor
      (^^)

      Eliminar

Por favor deixem aqui os vossos comentários pois são eles que valorizam cada publicação. 👍
Os comentários aqui deixados apenas com intuito publicitário serão eliminados.