Braga - 07/12/2019 |
Com o objectivo de promover a arte urbana e a cultura em solo nacional, a SEAT volta a juntar-se mais uma vez a Vhils (Alexandre Farto) no projecto «SEAT Art Cities – Curated by Vhils».
Desta vez o objectivo é a criação de cinco murais, na verdade serão como 5 mapas de 5 cidades desenhados e interpretados pelos olhos e talento de 5 street artists locais. Juntos, estes mapas, cidades e artistas formam as «SEAT Art Cities», um novo grande Roteiro da street art portuguesa.
Braga, Carvoeiro, Porto, Lisboa e Aveiro são as cidades que Beck,Tamara Alves, AkaCorleone, André loba e a dupla Draw&Contra vão desvendar e partilhar connosco.
O primeiro passo para esta parceria aconteceu no passado mes de Junho durante o "NOS Primavera Sound", no Porto, com um mural produzido em tempo real pelos cinco artistas nacionais já em cima referidos.
FONTES:
Muitíssimo interessante, logo que não chame ainda mais turistas à cidade invicta. 💙
ResponderEliminarTambém vi os vídeos. A minha cidade ainda não está disponível 💙 Admiro-me, que a segunda cidade que vive no meu coração COIMBRA, não faça parte deste fantástico projecto 💙
Eliminar
EliminarTeresa,
Por aquilo que pude perceber deste projecto, as cidades/localidades presentes são os locais de residência de cada um destes artistas de arte urbana. A cada um foi atribuída a "missão" de representar a sua cidade/vila.
Não tens por isso de te admirar pelo facto de Coimbra não estar representada neste roteiro. No futuro... logo se verá que novos projectos se lhe seguirão.
Beijinhos bracarenses
(^^)
Fizeste bem em divulgar este projeto/iniciativa. Obrigada. :)) vou agora ver os links.
ResponderEliminarBoa semana, Clara. :))
EliminarCatarina,
Sei que esta publicação poderia estar mais completa e ter até mais links e referências a cada um dos 5 artistas convidados a participar neste projecto. Mas tive receio de tornar a leitura muito aborrecida.
Ficará à iniciativa de cada um que esteja interessado no tema pesquisar mais sobre ele.
Obrigada pelo incentivo 😊
Beijinhos e boa semana
(^^)
Sou fã da street art
ResponderEliminarSou fã da arte de Vhils
Sou fã de uma parede expressiva
renascida
de um empena fria
em prédio triste
mas o que mais prezo
é mesmo a mensagem
https://conversavinagrada.blogspot.com/search?q=street+art
EliminarRogério,
Eu não sou fã de todo o qualquer rabisco que picham nas paredes alegando que é arte. Infelizmente, maior parte das coisas que se vêm nas paredes das nossas cidades são puro vandalismo.
Nem toda a "street art" tem mensagens decifráveis, tal como acontece em todas as restantes formas de arte. Mas todas elas têm uma mensagem sim.
Neste caso, julgo que as mensagens não serão de contestação, ou de formas de retórica utópica... mas antes uma forma de cada artista homenagear a sua cidade. E isso é positivo!
Beijinhos pintados de fresco
(^^)
Gosto de arte urbana. Há intervenções que embelezam bastante as nossas cidades. Por exemplo, aquelas intervenções nas caixas de eletricidade que se vão multiplicando favorecem muito o seu aspeto.
ResponderEliminar
EliminarLuísa,
Verdade sim!
Mas o que mais me impressiona, pela positiva, são as pinturas em grande escala que cobrem paredes inteiras de prédios! Esta arte é para todos... e não está fechada dentro de museus!
Beijinhos com o sol a querer espreitar 🌞
(^^)
Já deixou obra aqui por Macau.
ResponderEliminarBeijinhos artísticos, boa semana
Pedro,
EliminarEstás a referir-te ao Vhils, certo?
Para quem não clicou no link sob o nome dele, possivelmente não saberá que este artista já recebeu o prémio de Cavaleiro da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, que é apenas atribuída a quem se destaca por mérito Científico, Literário e Artístico.
Gostei dos teus beijinhos... que te retribuo com arte! hehehe
Boa semana
(^^)
EliminarAh... e para complementar os teu e meu comentários acima, aqui fica o LINK para a obra a que te referiste, um mural feito pelo pintor com uma imagem do poeta Camilo Pessanha e que está no jardim do Consulado de Portugal em Macau.
Obrigada pela dica!
(^^)
Gosto e admiro muito esta arte! Já conhecia o video, meu neto mais velho tinha me mostrado, pois ele também tem um bocadinho muito pequenino de veia desta arte.
ResponderEliminarBeijinhos muitos
EliminarAdélia,
Já conhecias o vídeo?
Uau! Eu só o vi pela primeira vez há um par de dias (ele é super recente), quando fui fazer pesquisa para fazer este post! No Sábado passado vi o BEK a trabalhar no mural e fiquei curiosa em saber mais sobre o que era aquilo e o que estava a acontecer. Foi assim que conheci este artista e soube deste projecto Seat Art Cities.
Os teus netos têm todos veia artística e talento! 😍
Beijos para eles e um enorme para Ti Amiga!
(^^)
Precisam-se de mais iniciativas assim!...
ResponderEliminarNada como a arte, para entender e explicar este nosso mundo... cada vez mais caótico e insano... e dar um pouco mais de cor... ao cinzentismo da realidade...
Beijinho
Ana
EliminarAna,
Comentário 5 estrelas!
Irretocável!
Beijinhos com cor
(^^)