quarta-feira, 30 de setembro de 2020

CARTA ABERTA AOS MEUS AMIGOS...



Decidi partilhar em CARTA ABERTA a resposta que dei à (de muitos de nós amiga) LIS (dos blogues «SIMPLESMENTE LIS» e «FLOR DE LIS»), resposta que lhe escrevi no seguimento do desanimado comentário que ela me escreveu no post anterior (clicar).


Lendo as mensagens aqui sinto todos animados e confesso que ando tão distraída e bastante desmotivada,

(...)
Agora que voce voltou queria muito estar contigo, por esse caminho já que outro não há rs tomara eu continue por aqui, _as vezes penso em 'dar um tempo'...
beijnhos, amiga Vou melhorar!



Lis,

Vais melhorar sim... temos de nos ajudar UNS AOS OUTROS para ultrapassarmos toda esta adversidade que se abateu sobre o mundo inteiro. 
Já pensaste que se te refugiares na tua solidão, os dias ainda vão ser piores de suportar!?

Eu andei "tresmalhada" longe daqui, focada demais nos meus problemas, nas minhas obrigações, enterrada no cinzento do desânimo... e colapsei!! 😔
O Verão passou, renovei algumas energias e decidi regressar ao convívio dos amigos... pois acredito que JUNTOS superaremos este sorumbatismo coletivo

Sabes porquê? 
Porque enquanto viajamos pela Blogosfera nuns dias podemos rir com as anedotas do PEDRO COIMBRA (ou reflectir com os assuntos sérios que ele nos traz sobre o mundo onde vivemos)... noutros dias podemos vibrar com a música que o RICARDO SANTOS nos dá ou ir acompanhando as outras suas rubricas não musicais... ou ir mais norte no globo para colhermos uma folha colorida de algum dos belos parques que a CATARINA nos mostra ou apreciar as suas sugestões gastronómicas... ou então irmos a sul do Tejo para ler um (ou mais) episódio dos contos com que a ELVIRA CARVALHO nos seduz... e também podemos passar na casa da ROSA DOS VENTOS para ver como estão as plantas do seu quintal (agora que infelizmente o seu jardineiro deixou de delas poder cuidar) e deixar-lhe um abraço quente e gostoso! 

Olha, há tantas coisas belas, Amiga, que podemos apreciar sob o olhar atento da MANU, que nos encanta com os seus magistrais reflexos... ou ir mesmo ao sul de Portugal e apreciar as cores e os sons da natureza que a LUÍSA dominicalmente nos mostra sempre que nos leva a passear com ela... isto tudo sem esquecer, claro, dos momentos captados pela câmara de uma grande amiga de nome LISETTE cujas imagens contam verdadeiras histórias e que estão à distância de um simples CLIC!! 😘

Sabes, mesmo agora que o nosso "timoneiro" e "mestre" RUI Espírito Santo já não se encontra presente entre nós, continuam no seu blogue (para podermos ler e recordar) todos momentos que partilhamos juntos, juntos como uma família que ele sempre congregou à sua volta, família que veio também a ser minha e tua também. 

E continuando a nossa visita pelas casas de outros elementos da família do COISAS DA FONTE, ainda podemos dar um saltinho à Alemanha para dar um olá à Teresa (EMATEJOCA) e conhecer as novidades culturais que ela nos sugere... ou visitar a GÁBI para ver quais são as suas sugestões para o próximo livro a ler ou o próximo filme a ver... ou então passar pelo bravo roseiral da GRAÇA SAMPAIO para recordar ou descobrir com ela poesia portuguesa ou até efemérides de que já não nos lembrávamos ou não conhecíamos... não esquecendo também que a ANGELA, no seu blogue em francês (mas cujo tradutor nos coloca as palavras traduzidas num instantinho), presta um verdadeiro tributo a Portugal oferecendo um verdadeiro serviço público com as suas completas publicações sobre variadíssimas regiões/localidades portuguesas.

Ah... e os pores de sol maravilhosos com que a FLOR DE JASMIM tantas vezes nos brinda!? São imperdíveis ... assim como os seus poemas tristes mas que de forma tímida dizem o que tantas vezes nos vai a nós também na alma. E por falar em poesia com uma boa dose de sensibilidade, podemos passar pela FERNANDA MARIA (Fê) e deixar que ela nos dê "um toque" no nosso coração... ou então ir espreitar qualquer um dos fabulosos trípticos da MARIA EU que dificilmente nos deixarão indiferentes.

Mas ainda há mais cantinhos desta ampla família que podemos visitar... como os vários da NONAME que vão desde música a simples desabafos... e dando um saltinho cá a Braga podemos ler as histórias de vida que a MARIA ARAÚJO nos conta... ou então passar ali pela cozinha da MADALENA e ver (e até quase conseguir cheirar) os petiscos que ela preparou e tem a bondade de partilhar connosco... ou ir dar um abraço ao KOK, que de galináceo não tem nada, mas tem imensa piada na forma como escreve e nos descreve as suas constatações.


E a lista poderia nem acabar aqui!
Bora lá viajar!?





JUNTOS VAMOS CONSEGUIR!!
🌈


48 comentários:

  1. Os amigos virtuais que se tornam presenças diárias e obrigatórias nas nossas vidas.
    Por enquanto viajamos virtualmente.
    Daqui a pouco viajaremos por esse mundo fora.
    A casa que aí comprei no final de Fevereiro/princípio de Março, bem juntinho ao Douro, no Cais da Fontinha, ainda não foi utilizada.
    E é para ser utilizada por mim e pelas meninas.
    A Catarina, que vai para Londres na próxima semana, devia ser a primeira.
    Vamos passar este pesadelo.
    Beijos com esperança

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Pedro,

      Vamos passar sim, com a ajuda, o empenho e a participação de todos!
      Agradeço-te desde já a tua participação nesta "diáspora" blogueira, enriquecendo conteúdos e partilhando sempre boa disposição.

      Boa viagem para a Catarina e muitas felicidades para ela!
      Imagino-te já com o teu coraçãozinho a apertar-se de preocupação... mas andra tutto bene, vais ver!! 😊


      Beijinhos de fé
      (^^)

      Eliminar
  2. Tão bom poder viajar no mundo da Blogosfera!
    Eu tenho andado estas duas semanas mais afastada porque o teletrabalho está literalmente a bombar! Mas adoro a conexão entre vários blogs. desta lista sigo alguns com muito gosto!

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Olá Sandra,

      E eu estou em dívida para contigo porque ainda não consegui ir retribuir-te a simpática visita que me fizeste aqui há tempos.
      Agora aos poucos vou voltando ao convívio dos amigos, os de sempre e os mais recentes, esperando não voltar a "perder o fio à meada"! 😄


      Sendo assim, decerto encontrar-nos-emos mais vezes por aí.
      Beijinhos de volta
      (^^)

      Eliminar
  3. Que ideia tão bonita Clara
    um beijinho grande
    Gábi

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gábi,

      Sabes, ontem estava a começar a escrever à Lis e começaram-me a vir à lembrança os passatempos do Rui onde todos nós participávamos, e os encontros de bloguers, já não virtuais mas reais e que ajudaram a cimentar a amizade entre todos nós... e a "pena" começou a correr-me solta e a saltitar de casa em casa, de cantinho em cantinho... e o resultado final ficou de facto bonito para partilhar com todos.


      Alegra-me a alma teres gostado!
      Beijinhos em partilha
      (^^)

      Eliminar
  4. Este teu altruísmo levou-me para estas palavras:
    "...Uma catedral também se alcança com as nossas mãos abertas, disponíveis e suplicantes, onde quer que nos encontremos. Porque onde está um ser humano, ferido de finitude e de infinito, está o eixo de uma catedral."
    In, José Tolentino Mendonça " O Poder da Esperança"

    Esta catedral somos todos nós, e como Tu, minha Deusa bem dizes juntos conseguimos, a isto se chama também comunidade. Sozinhos não somos nada.
    Sorry, alonguei-me em demasia.
    Que a Esperança nunca Lhe falte e cá estamos para saber escutar.

    Beijo cheio de esperança. Bem hajas!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Perséfone,

      Só uma Deusa como tu encontrarias tão belas palavras!
      Estou-te muito grata por elas! E depois de nelas reflectir, acho que somos todos a argamassa usada para unir os blocos desta enorme catedral comunitária.

      Não te alongaste nada... eu (e ela que certamente também) é que te agradeço o teu belo comentário.


      Beijos de olhos a brilhar
      (^^)

      Eliminar
  5. Oh, tão querida, muito obrigada!
    Estás certa: apoiemo-nos uns aos outros!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Madalena,

      Estou certa não estou!? É que se fossemos "ilhas" já nos teríamos afogado há muito!
      Por isso contribuamos para um convívio são e proveitoso!
      Claro que os teus petiscos também dão uma boa ajudinha! 😍


      Beijinhos minha ex-madrinha!
      (^^)

      Eliminar
  6. Bora lá, depois do fundo, só a tona existe, vamos lá nadar por esses blogs, uma braçada neste, outra naquele, e de repente a coisa fica num azul céu, o ar mais leve e o sorriso acontece.

    Força raparigas, que desistir não é para nós :-)

    Anda cá, Clara, deixa-me dizer-te ao ouvido - gosto tanto de te ver por cá - beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. NN,

      Óh mlher, tu nã me segredes ao ouvido que me deixas sem jêto!! 😘😘
      E sim, "nademos" e convivamos, contribuindo para que o melhor de nós ajude a elevar o melhor dos outros também, como uma corrente de energia positiva.


      Beijos e abraços a transbordar de mimo
      (^^)

      Eliminar
  7. Clara, o teu texto é um monumento!
    sim acredita um monumento à amizade virtual e não só,
    porque se nos aproximamos vemos que existimos fisicamente
    e que o virtual só veio alargar os horizontes
    beijinhos amiga, boa e feliz semana
    Ângela

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Angie,

      Se não fosse o virtual eu não teria conhecido tantas pessoas fantásticas e nem te teria conhecido a Ti! E até nos poderíamos cruzar num qualquer jardim cá do burgo onde estivesses a fotografar as camélias... só que eu não saberia que por detrás da câmara fotográfica se escondia um dos mais bonitos sorrisos da Blogosfera! 😊


      Eu existo e tu existes... e somos testemunhas uma da outra!
      Beijinhos no teu sorriso 🥰
      (^^)

      Eliminar
  8. Gostei, Clara!
    Conheço quase todos.
    Pode ser que o teu espaço se possa transformar num espaço de verdadeira interação afetiva que se foi perdendo, pelo menos é o que eu sinto!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Leo,

      Mas isso é o que eu tenho vindo a tentar fazer ao longo dos anos, semear afectos e cultivar amizades!
      E como tu sabes até já tive um JARDIM onde eu chamava de JARDINEIROS aos seguidores do blogue... pois na verdade temos de ir regando as amizades para elas florescerem.

      Estes meses todos afastada daqui e sem ter conhecimento do que se tem passado na Blogosfera, deixou-me sem saber como iria encontrar o ânimo de todos vocês.
      E comprovei que estamos todos de facto na mesma situação... por isso acredito que se "puxarmos" uns pelos outros e se formos solidários, poderemos amenizar o cinzento do nosso céu.


      Beijinhos cheios de cor e de afeto
      (^^)

      Eliminar
  9. O Rui na realidade deixou um vazio insubstituível, quer queiramos quer não ! Mas continua connosco e sempre que o quisermos recordar, podemos ler alguns dos seus comentários e ver as suas publicações.

    Por mim, tenho muito prazer em dar música a Todos vós !... no bom sentido claro :) !!!

    Obrigado Clara

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ricardo,

      Um amigo verdadeiro como o Rui, nunca chega a partir... porque está guardado no nosso coração.
      Claro que eu falei à Lis deste lote de amigos que ela também conhece mas poderia ter falado em muitos mais. O meus amigos são muitos mais do que estes vinte aqui citados... mas serão talvez estes que mais interação tinham com o COISAS DA FONTE.

      Contamos todos contigo! 👍
      A tua música é algo que não dispenso e acho até que o teu blogue é também um daqueles que presta um verdadeiro serviço público!


      Beijinhos com música
      (^^)

      Eliminar
  10. Clara, minha querida, sempre presente, sempre junto de nós! Obrigada pela referência. Eu é que tenho andado afastada. A solidão em que me deixou a perda do meu companheiro de vida sobrecarregada com o confinamento puseram-me muito para baixo. Vale-me o muito trabalho que vou acetando para fazer e que muito me ajuda a continuar a viver. Mas o blog... já não me apetece... não tenho tempo nem motivação. Foram dez anos e foi bom. Não dá para esquecer os nossos almoços-convívio; não dá para esquecer os enigmas do nosso querido Rui que me chamava preguiçosa... não dá para esquecer a singeleza da Teté bem como a presença constante e politicamente atualizada do nosso Carlos dos Rochedos... eu é que já estou muito cansada, muito desmotivada.

    Pode ser que me "arrebite", mas duvido...

    Beijinhos e obrigada por esta tua tentativa de renascer(mos).

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Graça,

      Esta foi a forma que eu encontrei para "matar dois coelhos de uma só cajadada"! Sim, porque se o motivo principal foi o dar força à Lis numa hora de desânimo, por outro lado ajudou-me a juntar no mesmo espaço tantos amigos que se cruzavam lá no Coisas da Fonte e de quem tenho imensas saudades.

      Uma coisa acho que ficou aqui provada em tantos testemunhos: é que as amizades não se desfazem nem com o passar do tempo, nem com o afastamento físico, nem com a ausência deste espaço virtual. Aliás, algo mais sublime ainda ficou aqui provado: é que nem a morte mata uma amizade!

      Acredito e aceito que a manutenção do blogue já não te apeteça... mas de vez em quando aparece a dizer um olá. Há quem se importe e goste de saber como andam os amigos.


      Beijinhos com votos de que nunca te falte o que fazer para te manteres motivada e seguires em frente com alegria, na companhia dos teus.
      (^^)

      Eliminar
  11. Como de um simples comentário surge uma brilhante ideia nessa pessoinha linda que você é ,Clara. Maravilhoso, adorei !_ conseguiu juntar os amigos e testemunhar um pouquinho do coração de cada um e que tanto bem faz a todos. Foi um presente. Obrigada.
    Também pelo ânimo que isso proporciona a todos nós que nunca imaginamos um 2020 tão estranho e sombrio _venho de uma enorme tristeza pela perda de uma irmã e na maioria das vezes evito compartilhar comentários para não passar o estado que está o coração e continuo a publicar as fotos de viagens ,de caminhadas para não perder totalmente o que de melhor temos às nossas mãos que são os amigos daqui. Dessa família, como diz no texto.
    Saudade do Rui _um gigante na arte de confraternizar e celebrar as amizades. Deixou um legado de vida, de amor pelo ser humano, sem distinção.
    Mas, bora continuar, Clarinha _não é de bom tom fugir , temos que seguir!
    Beijinhos e nada de 'tresmalhar' de novo , ok? fazes muita falta a todos nós.
    Brigadim, amiga Fica bem!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Lis,

      Fico imensamente feliz e até aliviada porque temi que achasses um abuso meu publicar em Carta aberta algo que eu escrevi dirigido a ti. Apesar de ser algo escrito numa caixa de comentários onde todos podem ler, não deixa de ser algo teu, algo pessoal.
      Só que depois, quando já estava a concluir a viagem que fiz por tantas memórias e tantos lugares, percebi que o que tinha escrito era uma homenagem a todos os amigos com quem tantas vezes nos cruzamos nas nossas idas à FONTE.

      E sabes que mais? Podes-te sentir presenteada sim (eu sinto-me de alma cheia) pois os comentários aqui escritos são verdadeiros presentes de afeto!


      Até já amiga, cada dia é uma nova descoberta!
      (^^)

      Eliminar
    2. Gostei muito e achei lindo ter a lembrança e a ideia de citar nossos amigos e nos envolver de novo nesse afeto bonito que o Rui nos ensinou.
      Senti-me honrada e homenageada Clara, nao precisava rs
      E agora com os amigos a me acarinhar estou toda boba rsrs
      Obrigada , e que nossos dias sejam de paz e muita sintonia.
      beijos

      Eliminar
  12. Minha querida Amiga,
    Obrigado por me mencionares, não sei se mereço, tenho andado afastada dos blogues, a minha doença e a da minha filhota tem ocupado a minha cabeça e o tempo, não tenho ânimo, nem disposição.
    Gostei imenso da ideia e do texto que acabei de o ler em lágrimas.
    Obrigado querida por seres quem és.

    Um beijinho muito grande

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Adélia,

      A vida maltrata-nos e tantas vezes choramos na solidão da nossa intimidade. Mas depois há sempre uma hora em que percebemos que não estamos sozinhos e a vida encara-se de forma mais leve.

      Em tempos de Pandemia, nunca fez tanto sentido usar a virtualidade para continuar a cultivar as amizades como forma de combater a solidão.
      Por isso EU é que te agradeço por teres vindo.


      Um beijo imenso Amiga, tu és uma guerreira!
      💕🥰🌹

      Eliminar
  13. Sendo a Lis uma das primeiras pessoas, que "conheci" neste nosso universo dos blogues... para mim... nem consigo imaginar a Net, sem ela... para mim... é como o Tico do meu Teco... para a Net, continuar a ir fazendo todo o sentido...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ana,

      Que lindo testemunho aqui deixaste sobre a nossa LIS!!
      Obrigada por teres vindo ajudar a alegrar o seu coração 💙 e por teres contribuído para dar sentido a este projeto comunitário de que a Perséfone falava lá mais em cima.


      Um beijinho feliz e muito grato
      (^^)

      Eliminar
    2. Oi Ana e Clara
      Vocês querem me fazer chorar, não é?
      Fico emocionada com a grandeza de sentimento que cultivamos uma pelas outras e isso é tão real que não me imagino mais sem vocês. Algumas vezes me questionam_ como é isso ?como pode ser amiga e gostar tanto de quem nunca viu ? sei lá, nao sei ... rs mas é assim que acontece. A convivência virtual sincera, gratuita, sem cobranças bobas, o carinho e cuidado, a atenção tudo isso que importa.
      Obrigada meninas _ continuemos fazendo-nos bem.
      E que eu saiba retribuir, como merecem. Com abraços.

      Eliminar
  14. Conheço alguns dos nomeados, gente de que gosto muito.
    A Lis conheço há anos, se não me engano desde 2011.
    De vez em quando ela faz umas pausas mais ou menos demoradas, mas sempre espero a sua volta. A Net sem ela não deixaria de existir como é óbvio mas que não seria a mesma coisa isso é uma grande verdade.
    Abraço saúde, e aqui para nós que ninguém nos ouve, gosto muito de vocês. Com a vossa presença, as vossas palavras amigas, têm sido um grande suporte para tudo o que me aconteceu desde que virou o século.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Elvira,

      Querida amiga, o seu testemunho é riquíssimo em sentido e oportunidade, pois vem precisamente ao encontro daquilo que eu penso e desejo que esta forma de comunicar seja: uma ponte de união onde se estabelecem redes de partilha e de amizade.
      O ser humano é um comunicador nato que conseguiu inventar formas variadas para nos comunicarmos uns com os outros à distância. Por isso não importa que eu esteja a Norte e a Elvira a Sul... e a LIS lá do outro lado do Atlântico, não importa que aqui seja Outono e lá Primavera... porque quando estamos conectados, podemos estar onde os nossos amigos também estão. E os afectos partilhados são o cimento destas amizades lindas que aqui vamos perpetuando, à espera da oportunidade de dar o tal abraço, como aquele que estreitamos entre nós na Casa do Alentejo! (nunca me irei esquecer dele nem do que senti)


      Um beijinho e muita força, sempre!
      (^^)

      Eliminar
    2. Obrigada, Elvira, pelo seu carinho _também me importo muito com você e adoro sua casa, seus contos, sua história. Me passa sempre muita verdade em tudo que fala e escreve. Muitos anos que estamos aqui a conversar e a trocar figurinhas. Isso é saudável, as vezes paro um pouco para desacelerar_ ver arquivos, me reorganizar ou simplesmente fugir no verão quente do Rio , mas sempre volto .
      Obrigada, amiga Estou é me sentindo muito mimada rsrs
      Beijim

      Eliminar
  15. Que encontro virtual tão bonito aqui proporcionaste, Clara! Dei por ele ontem à noite, mas já não tinha corpo nem cabeça para vir aqui deixar uma palavra de apreço pelos laços que tão amorosamente consegues estabelecer entre este pessoal blogueiro.
    Bem hajas!
    ❤️

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Luísa,

      Obrigada Amiga! 😘
      Eu finalmente consegui reunir as condições para voltar à Blogosfera mas o tempo esse continua a ser escasso e a conta-gotas. Por um lado isso é bom sinal, é sinal de que tenho trabalho e de que tenho o dia atarefado.
      Mas estar afastada do vosso convívio estava a fazer-me mal... e o facto de ter reunido aqui todos estes amigos de longa data, deixou-me muito muito feliz!


      Obrigada Luisinha, recebe um abraço com muito carinho
      (^^)

      Eliminar
  16. Depois de o Rui nos deixar, fui visitando alguns dos amigos e amigas que mencionaste, mas os meus comentários deixaram de aparecer na caixa, acho que agora é possível com as alterações do blogger.
    Mas não vos esqueço, virei ver-vos as vezes que puder.
    Lis, a vida por vezes traz-nos preocupações, nem sempre se resolvem do nosso jeito, todos nós passamos por eles, ou eles por nós, uns mais que outros, mas temos de procurar aproveitar os momentos bons que ela nos dá.
    Viremos aqui, sim, e quem sabe, quando tudo isto passar, não nos vejamos num encontro?
    Querer é poder.
    Beijinhos a todos(as).

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Maria,

      Verdade sim, eu sou testemunha de o quão frustrada ficaste por deixares de poder comentar. Felizmente tudo se resolveu e agora já podes participar do "lado de cá"!
      Tu e a MANU são a prova de que a interação entre as várias plataformas na Blogosfera não são estanques, e onde houver um amigo, há barreiras que facilmente se ultrapassam.

      E até outros encontros reais se verifiquem, vamo-nos encontrando por aqui através desta janelinha mágica que nos leva ao encontro do Mundo, partilhando ideias, conhecimentos, afetos...


      Obrigada Amiga... e Muitos Beijinhos 💕
      (^^)

      Eliminar
  17. Querida Clara, há quanto tempo não é ?
    Estou comovida porque senti nas tuas palavras e na tua dedicação a todos os amigos (tantos em comum) o espírito presente do nosso amigo Rui. Acho que ele deu até uma "mãozinha" para nos "obrigar" a sair dos nossos cantinhos (;
    Sabes amiga, por vezes sinto que estou a viver num mundo paralelo e que de repente dou o salto para este lado e vejo com satisfação que tudo isto que estamos a viver não passou de um sonho mau.
    Não está a ser fácil para ninguém adaptar-se a tantas alterações na nossa vida, cada um de nós lida com isso à sua maneira. Eu estou a tentar todos os dias encontrar-me, conectar-me com o meu EU, com a minha essência e isso tem-me afastado da internet.
    Gratidão profunda por te ter conhecido e por me teres com esta publicação despertado e inspirado e quem sabe retomar o nosso "convívio" .

    Beijinho grande e muita saúde para ti e para os teus!

    Fê blue bird

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Fê,

      Verdade Amiga, quantas saudades tuas...! 💕
      Mas dizes bem (tu tens uma sensibilidade especial), porque quando estava a escrever à Lis, senti uma forte presença do Rui sim pois estive com ele em mente o tempo todo.

      E eu quero muito retomar o nosso convívio sim!
      Está a ser um ano muito difícil para todos, principalmente para as vítimas e as famílias das vítimas diretas desta maldita pandemia. Mas vamos ultrapassar isto com esperança!


      Muita força amiga, um dia destes falamos melhor, ok?
      Um forte abraço e um beijo que te toque o coração 💙
      🌹🥰

      Eliminar
  18. Pronto
    Não consto
    ...mas sei que conto

    Nunca calhou visitar a LIS...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rogério,

      Contas sim... até porque aquele "roteiro de viagens" ficou mesmo muito incompleto!!

      Nunca calhou visitares a Lis?
      Bem... podes mudar essa situação, basta um clic!

      (^^)

      Eliminar
    2. E pronto
      ... para a próxima consto
      (visitei a LIS!)

      Eliminar

    3. (Estávamos a escrever ao mesmo tempo... hehehehe)

      Que bom!
      Estás a ver como foi rápido ir ao Rio de Janeiro e voltar!? 😊


      Beijinhos transatlânticos
      (^^)

      Eliminar
  19. Que melhor prova de que existimos para lá das palavras? Para lá da presença num ecrã?
    A amizade assume muitas formas e sente-se aqui, minha querida amiga!
    Deixo um poema de um escritor de quem muito gosto:

    O Amigo
    1.

    Um amigo, o primeiro amigo
    dentro da nuvem de um sonho.

    O impossível toca-nos as mãos
    subitamente — o fogo, a flor concêntrica
    de planetas no exílio.

    Na terra do silêncio
    os frutos caem
    de sua própria vontade.

    2.

    Ao coração das coisas,
    ao jugo das cores da memória,
    ao pequeno desvio da sombra no deserto,
    ao amor que nos alimenta de morte, à morte
    que morre connosco
    opomos a infinita
    constelação
    dos nossos sentidos.

    Casimiro de Brito, in "Jardins de Guerra"

    Beijo terno

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Maria Eu,

      E nós somos a prova uma da outra de que existimos fora deste pequeno retângulo e temos, aliás, a sorte de existir na forma de abraços quentes, de olhares cúmplices e de mãos que se tocam.

      É um grande privilégio meu chamar-te Amiga!


      Obrigada pelo poema!
      Beijos no teu abraço
      (^^)

      Eliminar
  20. Fiquei comovida com o lindo post em que fazes referência a tantos amigos, uns virtuais, outros reais que alegram os nossos dias.
    Também eu estive tentada a abandonar a blogosfera, mas a força da comunicação/informação foi tal que me deu uma vontade enorme de voltar.
    A saudade falou mais alto e ainda bem que também, passadas as tempestades, resolveste voltar.
    Eu por cá vou andando com o mesmo prazer de sempre.
    Beijinhos Clara
    😘😘😘

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Manu,

      E eu estava à espera de que conseguisses passar por cá porque TU és pedra basilar da minha história como bloguer, és uma das minhas primeiras amizades blogosféricas, a mais antiga das que me continua a acompanhar.
      A nossa amizade começou em 2009, conhecemo-nos pessoalmente em 2010 e daí para cá nunca mais nos perdemos de vista! É uma vida de partilhas, cumplicidades, abraços...
      Depois de vivermos tudo o que já vivemos, como não voltar!??


      Obrigada por tudo... e um bem hajas pela tua resiliência e constante presença!
      Beijinhos Amiga! 🌹
      (^^)

      Eliminar
  21. Não tinha visto este post.
    É um bonito gesto da tua parte, Clara. Obrigada no que me diz respeito.
    Sem dúvida que esta plataforma é importante em termos de convívio, troca de ideias e até para expandir os nossos conhecimentos gerais. Em termos mais pessoais, servirá para darmos ou recebermos apoio quando necessário. E tantas vezes é necessário.
    Esperemos, naturalmente, que possas manter uma certa assisuidade, para não perderes o ritmo. :))
    Bem hajas.
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Catarina,

      Imaginei isso mesmo.... mas o importante é que viste agora! 😊
      E é isso que disseste, aqui aprendemos tanto... e só quem está de fora é que desvaloriza o que aqui vivemos e as amizades verdadeiras que aqui se constroem.


      Obrigada pela força... vou tentar não voltar a ficar para trás durante tanto tempo.
      Um beijo enorme e bom fim de semana 🍁🍂
      (^^)

      Eliminar

Por favor deixem aqui os vossos comentários pois são eles que valorizam cada publicação. 👍
Os comentários aqui deixados apenas com intuito publicitário serão eliminados.