sexta-feira, 15 de novembro de 2019

TRIBUTO A VINICIUS DE MORAES...


ver FONTE


Começo por dizer que esta publicação sai com quase um mês de atraso.
É que tinha em mente fazer um tributo ao grande Vinícius de Moraes no passado mês de Outubro, por altura do dia do seu aniversário, dia 19, mas passou-me a data da memória.
Mas como se costuma dizer... o que conta é a intenção, e aqui está ela concretizada.

Vinicius foi um eterno apaixonado, um romântico, um boémio e um homem de muitas mulheres, já que se casou por 9 vezes durante a sua vida.
Mas essa era apenas a faceta mundana de um homem que se notabilizou em inúmeras áreas... na diplomacia, na literatura, no teatro, no cinema, na música... mas foi a poesia a sua maior vocação.

O "poetinha", como Tom Jobim lhe chamava, é dono de uma vastíssima obra, quer a nível literário como musical. Neste campo teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Chico Buarque, João Gilberto, Baden Powell, entre outros.

Tantas poderiam ser as músicas referidas como as principais e as que são exemplo de grande sucesso; mas vou deixar aqui apenas algumas tais como «Meu pai Oxalá», «Garota de Ipanema», «Aquarela», «Chega de Saudade», «Pela Luz dos Olhos Teus»... e claro, a minha favorita «Eu Sei Que Vou te Amar».



Eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida eu vou te amar
Em cada despedida eu vou te amar
Desesperadamente, eu sei que vou te amar

E cada verso meu será
Pra te dizer que eu sei que vou te amar
Por toda minha vida

Eu sei que vou chorar
A cada ausência tua eu vou chorar
Mas cada volta tua há de apagar
O que esta ausência tua me causou

Eu sei que vou sofrer a eterna desventura de viver
A espera de viver ao lado teu
Por toda a minha vida.





31 comentários:

  1. Um dia coloquei Vinicius
    ao lado de Alberto Caeiro
    Pus Vinicius em segundo
    e o Alberto em primeiro

    mas a ordem dos factores
    é arbitrária
    no dia de anos
    da minha amada

    e foi assim
    https://conversavinagrada.blogspot.com/2010/02/vou-por-tudo-em-pratos-limpos.html

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rogério,

      Fui ver... e de facto é como dizes, a ordem é arbitrária!
      Bonita e carinhosa prenda de aniversário que ofereceste à tua Teresa! 😊
      Não sabia (ou então não recordava) que ela também é do nosso mês... mas depois dela sou eu e só depois é que és tu!


      Beijinhos lado a lado
      (^^)

      Eliminar
  2. E eu vou amar a balada e o poema toda a minha vida.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Pedro,

      Tu e eu! :))
      É uma das canções que mais prazer me dá cantarolar!


      Beijinhos em sintonia
      (^^)

      Eliminar
  3. Respostas

    1. Leo,

      Fico feliz por isso!
      Como a sua obra é vastíssima, é fácil de "tropeçarmos" regularmente em trabalhos seus. E é um gosto, de facto!

      Deixei aqui vários links... é só clicar! 😊


      Um beijinho com ritmo de Bossa Nova
      (^^)

      Eliminar
  4. Vinícius de Moraes que, em colaboração com João Gilberto e Tom Jobim, foram os criadores dos camelos, acrescentando uma Bossa Nova aos dromedários. 🤣

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Zé,

      Agora estiveste bem! 😃
      Comentário 5 estrelas! 👍

      Eliminar
  5. Sendo de coração, os tributos chegam sempre a tempo :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Andreia,

      Ainda bem que assim é!
      Até porque tudo o que faço aos outros e pelos outros é sempre de coração!


      Beijinhos e bom fim de semana
      (^^)

      Eliminar
  6. Gosto muito de Vinicius. E deste poema canção em especial.
    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Elvira,

      É um tema muito belo apesar de conter uma grande tristeza também.
      Acho que a frase dele ali mais em cima está a condizer!
      Mas dele não faltam outros temas bem alegres que nos deixam irremediavelmente com o pézinho a acompanhar o ritmo.


      Obrigada querida Amiga, bom fim de semana para vocês também.
      (^^)

      Eliminar
  7. Eu não acredito!
    É tua a voz que aqui canta Vinicius? Canta e encanta, por sinal!
    Mulher, tu és o máximo!
    VIVA, já conheço o timbre da voz da minha amiga Clara!!!
    Agora falta ao vivo, mas acontecerá, aí, onde as temperaturas começam a aproximar-se das do pólo norte. Brrrrr!
    Obrigada pelo aviso lá no outro lado. Agora vou cantarolar sobre a tua voz...
    Beijo, fim-de-semana sem arrepios.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Teresa,

      Ahahahahaha
      Espero que tenhas gostado da surpresa!!


      Um beijinho a aguardar esse dia
      (^^)

      Eliminar
  8. Fiquei sem palavras. Com este talento, o que estás aqui a fazer? Dedica-te à música que tens futuro.
    Tens uma voz aveludada e a interpretação é notável. Não notei qualquer desafinação. Passavas com facilidade no The Voice ou noutro qualquer concurso de canto.
    Querida amiga Clara, tem um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Jaime,

      Tal como os publicitários, também és um exagerado! hehehehe
      Esta gravação foi apenas uma brincadeira, foi feita há três anos e tal para publicar no meu blogue anterior, no Jardins de Afrodite, por altura do São Valentim.
      Agora serviu para ajudar à homenagem ao grande Vinicius.


      Agradeço-te com um beijinho, retribuindo os votos de bom fim de semana
      (^^)

      Eliminar
  9. Uma bonita homenagem talvez com a composição mais eloquentemente romântica de Vinicius. Tu a cantar, uma surpresa boa e agradável que gostei imenso !

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ricardo,

      Obrigada.
      Há várias versões desta música que eu gosto bastante. Esta é home made e apenas uma brincadeira.


      Beijinhos e boa noite
      (^^)

      Eliminar
  10. Julgo que já te tinha ouvido nos Jardins. Super!

    Das canções que assinalas, gosto de todas, mas hoje apetece-me especialmente ouvir Pela luz dos olhos teus. :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Luísa,

      Excelente memória amiga!
      Verdade, já ouviste nos Jardins sim, em Fevereiro de 2016.
      Lembrei-me da canção ao fazer este post e decidi incluir a gravação na homenagem. Mais pessoal e verdadeira não pode ser! :))


      Beijinhos de luz que chegue aos teus olhos
      (^^)

      Eliminar
  11. E agora apetecia-me dizer f****, tá dito!
    Abreijo minha querida Clarinha!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Perséfone,

      Então minha Deusa!?
      Está tudo bem por aí? 😃


      Beijinhos escritos com a assinatura da minha voz
      (^^)

      Eliminar
  12. Adoro esta música! Obrigada pela partilha! Acabei de descobrir este seu cantinho e gosto :)
    Beijinhos e tenha um bom dia.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Esquilinha,

      Aqui é sempre bem vindo quem vier por bem!
      Um bom dia também para ti
      (acho formal demais o tratamento por você...)


      Beijinhos informais
      (^^)

      Eliminar
  13. Maravilhoso ouvir este clássico, numa versão tão personalizada... e em muito bom!!! Parabéns!!! Timbre e afinação nos trinques!!! Estou com o Jaime!!! Tens todo o potencial para apostar nuns projectozinhos musicais, sim!...
    Adorei esta boa surpresa! Parabéns pelo teu talento vocal, Clara! Muito bom mesmo!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ana,

      Ainda bem que gostaste, mas como deves ter percebido a gravação já tem algum tempo e foi apenas usada aqui para homenagear o grande Vinicius.
      Mas exageros à parte, numa coisa tens toda a razão,é uma versão personalizada sim, e adulterada aqui e ali também! hehehehe


      Obrigada pelos mimos 😍
      Um beijinho mimalho
      (^^)

      Eliminar
  14. Pelos comentários que já li, fiquei a conhecer os dotes mudicais da minha amiga.
    Confesso que foi uma agradável surpresa,
    A tua interpretação deste tema lindo.
    Parabéns!
    Beijinhos musicados
    😘😘😘

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Manu,

      Eu e tu sempre adoramos cantarolar! Nem sei como nos Encontros nunca nos deu para cantar!
      E claro que concordo contigo em como este tema é lindo sim! Sou fã confessa por escrito e de viva voz! 😊


      Um beijo enorme em Ti cheio de notas musicais
      (^^)

      Eliminar
  15. Desculpa, o meu comentário saiu um pouco desafinado, faltam umas palavrinhas, mas sei que vais entender o que quis dizer.

    Beijinhos 😘😘😘

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Manu,

      Entendi sim, a "desafinação" foi mínima e quase nem dava por ela!
      Mais beijos... 😘😘

      Eliminar
  16. Não deve ser fácil cantar, sem desafinar, uma canção como esta, que é cheia de meios tons. Ainda por cima com um pequeno toque de sensualidade, tal e qual como o poema do Vinícius requer. Gostei muito.

    ResponderEliminar

Por favor deixem aqui os vossos comentários pois são eles que valorizam cada publicação. 👍
Os comentários aqui deixados apenas com intuito publicitário serão eliminados.