quarta-feira, 8 de setembro de 2021

UMA MÃO CHEIA DE PALAVRAS...
Enigma nº 29  🔍




E com uma semana de atraso em relação àquilo que me tinha proposto fazer, só hoje construí mais um ENIGMA para o passatempo «Uma Mão Cheia de Palavras».

São CINCO as pistas, acho que já não é novidade para ninguém a mecânica deste passatempo, e esta é mais uma tentativa para o tornar mais desafiante. Note-se que as minhas tentativas de construir um enigma um pouco mais difícil têm saído sistematicamente goradas. Será que é desta? 😄
Neste caso, se a solução não surgir em formato de POP UP na vossa cabeça, aconselho-vos a pesquisar um pouco pois o Tio Google ajuda a todos os que o procuram.

E já estou aqui a falar demais! Vamos "mazé" ao que interessa.
As pistas estão já aqui em baixo, é uma mão cheia de palavras e tal como é hábito são 5 como os dedos da mão... e com elas quero que encontrem a palavra (é só UMA) que faz a ligação entre as cinco. E essa palavra é a solução deste ENIGMA que hoje vos proponho.







Qual acham que será a "chave" que liga estas cinco pistas?



----------------------------------------------------------------------------------------------

Quem souber a resposta, ou tiver um palpite, POR FAVOR não deixe aqui na caixa de comentários a resposta ao enigma! Enviem por favor as vossas respostas para o meu endereço  aflordaminhanovapele@gmail.com  para não estragarem o prazer do passatempo aos que por aqui passarem a seguir e quiserem chegar sozinhos à solução.

----------------------------------------------------------------------------------------------


DIVIRTAM-SE 
😊


51 comentários:

  1. Já está ! :)

    Um beijinho de boa noite e uma festinha para o Altair !

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Fê,

      Desta vez toca-te a "medalha de ouro"!
      Olha... o ouro também é amarelo! E até rima com a solução!!! 🤣


      O Altair agradece com uma lambidela! Está a ficar um patifório! 😻
      Beijinhos para Ti também!
      🥰💙

      Eliminar
  2. Respostas

    1. Teresa,

      Recebido!
      E devo já aqui dizer que fiquei super orgulhosa de Ti... porque mesmo não sabendo pesquisaste... e mesmo depois de já teres a solução foste pesquisar até à última pista!
      Parabéns Amiga! Conseguiste aceitar o desafio que propus e seguiste os ensinamentos do nosso querido e saudoso Rui Espírito Santo.


      Agradeço-te com um forte abraço
      (^^)

      Eliminar
  3. Só cheguei aqui agora. Vou pensar/pesquisar.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Catarina,

      Desculpa só responder agora. Ontem estive a responder aos mails pelo smartphone e não vim ao computador.
      Fica à vontade. Mi casa es su casa! 🌻

      Eliminar
  4. Difícil. Amanhã tentarei de novo.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Tens razão, desta vez dá mais luta sim.
      Mas olha que aqui nos comentários já há algumas dicas extra... e conto continuar a deixar mais dicas assim seja oportuno.

      A propósito, vou deixar aqui já uma para ti: a pista AMARELO diz respeito a cabelos. Aliás, o Pedro já deixou essa pista no seu brilhante comentário.

      Ah... e o Ricardo também deixou um comentário que deve ser lido e relido! 😉😄


      Beijoquinhas desafiadoras
      (^^)

      Eliminar
  5. Se é o que eu penso é bem mais complicado que os outros.
    Tinha perdição por elas quando era novo.
    E não era pelas cervejas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Pedro,

      O teu comentário ficou excelente! Tu fazes cada analogia mais certeira...!! 😉

      E tens razão sim, é um pouco mais complicado. Mas eu já andava há imensas edições a prometer um mais complicado e ainda não o tinha conseguido fazer. Mesmo assim isso não invalidou que tu e mais algumas pessoas chegassem à resposta.


      Obrigada...
      Beijinhos de parabéns!
      (^^)

      Eliminar

    2. Catarina,

      O Pedro utilizou uma analogia que se utiliza muito frequentemente. Não posso explicar quem são as "elas" que ele referiu mas posso acrescentar que a analogia tem a ver com um nome a que os brasileiros costumam chamar às cervejas bem fresquinhas! 😄

      Eliminar
  6. Não conheço a senhora referida nem Famalicão. Desta vez desisto.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Luís Rodrigues,

      Eu não quero ser chata, mas vou ter de lhe pedir um favor pessoal: gostava que voltasse aqui ao blogue e lesse os comentários que foram escritos na caixa para o efeito.
      Há aqui testemunhos valiosíssimos! Valiosos por mostrar pistas extra; valiosos por explicar as suas dúvidas; valiosos porque lhe mostram que este tipo de enigmas não se resolve com "olhar, ver e vencer", é suposto haver pesquisa e vontade de superação. Acho que a Teresa e a Catarina deixaram aqui bem patente essa característica.


      Um beijinho e um pedido à moda do Gato das Botas
      🐱

      Eliminar
    2. Já li tudo. Termos da gíria brasileira não é comigo, não acompanho produções da TV brasileira. Conforme disse, isto ou se sabe ou não se sabe, é assim que a resposta tem valor e eu não conheço a referida senhora nem Famalicão. Desta vez não me vou esforçar. Mas agradeço a atenção.
      Um abraço.

      Eliminar
  7. A 4.ª pista para mim foi decisiva ! Não é simples mas também não é complicado o enigma. Quem ganhar leva a coroa para enfiar pescoço abaixo !!!
    Bom desafio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela é brasileira?
      Sempre pensei que as coroas fossem para "adornar" cabeças! :))

      Eliminar

    2. Ricardo,

      Sabes que isto de ENIGMAS depende sempre daquilo que for a nossa experiência. Mas se depender de pesquisa, então aí estamos todos mais ou menos empatados. Quem ganha/triunfa deve ser coroado em glória sim! Esse hábito já vem dos romanos.


      Obrigada pela tua indispensável presença!
      Beijinhos coroados
      (^^)

      Eliminar

    3. Catarina,

      As coroas tanto dão para enfeitar cabeças como se podem fazer em tamanho maior para "enfiar pescoço abaixo", como disse o Ricardo! 😄
      Aqui o que está em causa é a MATÉRIA PRIMA dessas coroas!

      Eliminar
  8. já enviei para o email,
    então por aqui só deixo beijinhos!
    boa semana, amiga
    e bons enigmas :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ãngela,

      E eu já o recebi e já te enviei a resposta. Entretanto já houve desenvolvimentos aqui na caixa de comentários que talvez queiras vir ler.


      Obrigada querida, boa semana para ti também!
      Beijinhos fofos
      (^^)

      Eliminar

  9. PARA TODOS...

    Dicas extra já aqui deixadas:

    Diz o Ricardo - «Quem ganhar leva a coroa para enfiar pescoço abaixo !!!»
    Digo eu à Fê - «Olha... o ouro também é amarelo! E até rima com a solução!!!»
    Diz o Pedro - «Tinha perdição por elas quando era novo. E não era pelas cervejas»
    Digo eu à Catarina - «a pista AMARELO diz respeito a cabelos.»

    E agora? Ficou mais fácil? 😉

    ResponderEliminar
  10. Fizeste apenas um apanhado das dicas que eu tinha lido...
    Fiquei na mesma.
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. hehehehehe
      Eu sei... mas assim em filinha podia ajudar aos que não costumam ler comentários. 😅

      Eliminar
    2. Agora comenta, p.f., no que escrevi a seguir... : ))

      Eliminar

    3. Sim, já de seguida.

      Eliminar
  11. Ana Maria Braga foi a principal pista para o Ricardo. Pesquisei. É uma apresentadora de televisão no Brasil, que já casou uma “data” de vezes!!! Li tudo o que a wikipédia tem para ler. Não me ajudou em nada. A não ser que haja outra pessoa com o mesmo nome em Portugal. : ))
    Até a Teresa acertou!!! Não que duvide da sua “sabedoria”, mas admirei-me da sua dedicação para chegar ao resultado certo. ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. A Teresa está de parabéns porque fez algo que não costuma gostar de fazer e que me deixou muito feliz! Pesquisou e encontrou a resposta por pesquisa, conseguindo inclusive encontrar a justificação para todas as pistas.

      Quanto à Ana Maria Braga, é essa que tu pesquisaste sim. Vou dizer-te o que sei dela e que por isso a usei como pista: eu conheci-a por ser apresentadora de um programa de televisão de nome "Mais você", um programa que mantém no ar há mais de vinte anos. Nesse programa ela tem um "companheiro" com quem conversa. E pronto, não posso dizer mais.

      💙💗🦜

      Eliminar
    2. Lembro-me de ter lido sobre esse companheiro... ate ha um ao qual ela chamou de cafageste... vou reler o que li ontem... : )

      Eliminar
    3. ok... encontrei o "companheiro". Agora vou "ligar" a todas as outras pistas.

      Eliminar

    4. Infelizmente, o senhor que dava voz ao "boneco" faleceu o ano passado.

      Eliminar
  12. A minha intuição apenas me indica que o resultado – nesta altura – “está de caras”. Mas não me está a direcionar para a grande “revelação”. Isto vai aos poucos...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Já muitas pistas e dicas, diretas e indiretas, foram dadas.
      Mas se ainda fizer falta mais uma, posso acrescentar o nº de letras da solução deste enigma para tirar todas as dúvidas que ainda possam restar.
      Mas... a seu tempo.

      (^^)

      Eliminar
  13. Sempre gostava de saber o que te levou a fazer um enigma sobre “?”. Estou com muita curiosidade, agora que... finalmente... cheguei ao resultado certo.
    Inventas com cada uma!!!! : )))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela vai dedicar-se à culinária!

      Eliminar

    2. Catarina,

      A história deste enigma começou por causa de umas palavras cruzadas que fiz há dias com o meu filho.
      Quando chegamos à segunda linha horizontal, comentei com ele que a palavra que lá estava dava para ser interpretada em imensos contextos!! E logo ali encontrei três enquadramentos para ela.
      Claro que entretanto com as verticais a ajudar lá chegamos ao AMARELO, a solução apresentada para aquele puzzle de palavras.
      E foi por me lembrar dessas cruzadas que cheguei aqui.

      (^^)

      Eliminar

    3. Ricardo,

      Os rojões à moda do Minho levam estas folhinhas no tempêro. Acabaste de me dar uma bela ideia para o almoço do próximo domingo.

      (^^)

      Eliminar
  14. Bom dia Clara.
    Peço desculpa não ter deixado comentário aqui quando já bastante tarde da noite naquele dia vi o comentário.
    Acontece que naquele dia estava tão cansada, que após o jantar me estendi no sofá, adormeci e acordei naquela hora. Ia desligar o computador e vi o desafio. Para mim foi facílimo, chamou-me a atenção V. N. da Famalicão e a seguir olhei para a próxima pista e nem vi o resto porque sabe, eu conheço a freguesia em questão, estive há uns anos lá naquela maravilhosa quinta.
    Abraço e saúde.
    Para a semana a minha nora tem o resto das férias para gozar e estou a pensar ir uns dias de férias até ao Algarve, a ver se recupero algumas forças que isto entre as doenças, o problema dos olhos e o cuidar da minha princesinha tem acabado comigo.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Elvira,

      Eu é que tenho de pedir desculpa por só agora vir responder ao comentário. O Altair tem-me ocupado o tempo todo porque andamos completamente apaixonados pelo bichano e não o largamos quase nunca.

      Espero que as férias estejam a correr bem e que regresse com mais energia e disposição para regressar aos abraços das meninas.


      Beijinhos e tudo de bom
      (^^)

      Eliminar
  15. Boa noite, Clara
    Só cheguei agora, tenho um ideia mas tenho de pesquisar Famalicão.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Leo,

      Eu desta vez estou em falta e atrasada nas respostas aos comentários.
      Demorou-me mais tempo a vir responder do que a ir e vir a pé a Famalicão! 🤣🤣

      (e afinal ainda não consegui sentar-me aqui sossegada ao computador para fazer a reedição)

      Eliminar
  16. Bom dia. Clara!
    Estou sem computador e não me entendo com o e-mail do tablet e do smartphone porque só me aparecem as entradas mas aqui vai uma pista para saberes que eu sei.
    A solução está no nome de uma freguesia de V.Nova de Famalicão.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Leo,

      Resposta registada!!
      Obrigada por ainda teres vindo.
      Eu atrasei-me e só amanhã farei a reedição.


      Um abraço apertadinho
      💞🌺☺️

      Eliminar
  17. Ora, ora... Devo estar quase a ficar sem tempo para responder, que o prazo limite estará a esgotar-se. Mas, com a ajuda dos comentários anteriores, penso que já posso considerar as minhas pesquisas como coroadas de êxito.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Luísa,

      A coroa é tua! E a medalha também! 👑 🏅


      Beijinhos com multa por atraso de "pagamento"
      (^^)

      Eliminar
  18. Ok, acabei de enviar a resposta. Desta vez vim a tempo de participar.
    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Coisas de Feltro,

      Obrigada linda, a tempo e mais que tempo!
      Eu desta fez perdi-me nas areias do tempo!


      Beijinhos sem ampulheta ⌛
      (^^)

      Eliminar
  19. Querida Clara, passei aqui para te desejar um feliz fim de semana,
    enviar-te um beijinho enorme e grato pela tua fiel amizade
    e claro, muitas festinhas para o teu menino mais pequenino 🐱

    Muita luz e amor para ti e para os teus! <3

    ResponderEliminar
  20. Oi Clarita
    Mandei e-mail achando que tinha perdido o prazo, mas vejo que ainda não revelou o enigma_ então aguardo ok? Onde estás, amiga? te espero por lá _estive ausente mas sempre retorno rsrs
    beijinho e conte-me sobre você .certo?

    ResponderEliminar
  21. Bom dia: Passando, relendo. elogiando, e perguntando?:
    Porque não há publicações novas?
    O blogue fechou?
    É apenas uma pausa?
    Está doente? Se for este o caso, rápidas melhoras
    Saudades de a ler e estudar os seus enigmas
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ryk@rdo,

      Obrigada pelo carinho e preocupação.
      O blogue não fechou, apenas não tenho neste momento disponibilidade para o manter actualizado.
      Mas um dia destes volto a passar por cá e pelos cantinhos dos amigos de sempre.

      Um abraço
      (^^)

      Eliminar

Por favor deixem aqui os vossos comentários pois são eles que valorizam cada publicação. 👍
Os comentários aqui deixados apenas com intuito publicitário serão eliminados.