domingo, 27 de junho de 2021

DOMINGO COM SABOR A DOMINGO...

 🌷


«Então mamã, hoje soube-te a domingo?

«A domingo...? A domingo porquê?»

«O almoço! Se o almoço te soube a domingo!»


Foto Pessoal


Durante décadas, pelo menos as que me lembro, o almoço na casa dos meus pais era invariavelmente assado! Assadinho de carne com batatinhas redondinhas, as mais redondinhas e perfeitinhas que eu já alguma vez vi e comi.

A carne podia variar, ora rabada de vitela, ora lombo, ora pá de porco, ou até um lombelinhos que eram religiosamente guardados para a minha mãe, segundo sua encomenda também religiosamente feita na quarta-feira anterior. Pois se domingo era dia de missa, também na casa dos pais era dia de assado.


Os anos passaram e esta tradição tem sido difícil de manter, ou porque a correria dos dias o não permite, ou porque apetecem outras iguarias mais modernas para degustar, ou até por uma questão de fugir para dietas mais saudáveis, pois julgo que toda a gente sabe que um assado no forno não é das comidas mais "inocentes"!

Mas hoje cá em casa cumpriu-se a tradição antiga, fez-se o assado de lombelo de porco com batatinhas assadas... e... (tal como na canção popularizada por Sérgio Godinho)... ELA DISSE QUE SIM! 😊



27 comentários:

  1. Assado, fiz no domingo passado. :)

    [que bom aspeto tem esse almocinho 9

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Luísa,

      Cada vez faço menos, mas de facto o domingo sabe melhor partilhado em família ao redor do tradicional "assadinho". 💗

      [e soube mesmo bem 😉]

      Eliminar
  2. ups, saiu-me mal o parêntesis]

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Não tem mal, dava para perceber a intenção 😊


      Beijinhos bons
      (^^)

      Eliminar
  3. Os assados fazem mal? Naaaaaaaa! As batatinhas é que sim, porque antes de nós, elas comem o molho todo :)

    E se fizer, um bocadinho de mal, olha, fica pelo bem que sabe.

    Beijocas, Clara

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. NN,

      Grandes malandrecas as batatinhas, elas ficam com a melhor parte!! Por isso é que é raro sobrar uma que seja na assadeira para contar a história!! (heheheheh)

      E para saber ainda melhor queres saber qual é o segredo? O segredo é comer poucas vezes para saber também a saudades! 😉


      Beijinhos embatatados
      (^^)

      Eliminar
  4. Agora e mesmo já tendo jantado, fiquei com vontade de comer um assado :)
    um beijinho e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gábi,

      À noite já não me atrevo, assados só ao almoço.
      Sabes que eu todos os dias lancho... e hoje fui incapaz!? Esta comidinha sacia mesmo!


      Que a tua semana seja boa também!
      Beijo enorme
      💗🌷😘

      Eliminar
  5. Um almoço bem apetitoso.
    Nunca segui qualquer dessas tradições gastronómicas, excetuando o Dia de Ação de Graças (peru), Páscoa (peru ou/e cabrito) e Natal (bacalhau na noite da Consoada). Mas gosto da ideia. Uma das minhas amigas decidiu que à sexta-feira se come pizza na casa dela.
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Catarina,

      Os almoços de domingo, independentemente dos gostos e tradições de cada família, quando confecionados em casa tendem a ser especiais pois há mais tempo para nos dedicarmos, numa espécie de liturgia, às partilhas em família.
      Esses dias que falas são o reflexo das nossas marcas culturais, que eu também partilho. (menos o Thanksgiving, claro)

      Sexta-feira dia de pizza, também já tive uma fase que esse era o meu jantar, porque trabalhava até a horas tão tardias que essa solução era fabulosa, pois era a desculpa perfeita a de juntar a "fome à vontade de comer"! 🤣


      Beijinhos amiga, boa semana, também ela boa em termos gastronómicos!
      (^^)

      Eliminar
  6. Que me lembre, da infância à idade de adulto
    assados bem temperados não havia muito
    pois em casa nem havia forno
    apenas um fogareiro a petróleo

    recordo que na Páscoa
    minha mãe temperava
    e eu levava e ia buscar
    à padaria
    o melhor cabrito que no mundo havia

    Contudo, mesmo com fracos recursos
    a mesa era sempre um prazer
    que ainda hoje faço por acontecer

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rogério,

      Já reparaste que são as tradições familiares que juntam à mesma mesa que está fisicamente presente e ao mesmo tempo quem já partiu?
      É nesses momentos de partilha de memórias de sabores, aromas e tradições que juntamos de novo a família completa à mesa.


      Um abraço amigo
      (^^)

      Eliminar
  7. Ando numa de saladas.
    Ementas mais elaboradas só quando estão os rapazes!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Leo,

      Fazes tu bem!
      E o verão é ótimo para nos consolarmos com sabores mais frescos e saudáveis.

      Por cá, ementas elaboradas, só se for ao domingo... e mesmo assim nem sempre!


      Beijinhos com a receita do costume
      (^^)

      Eliminar
  8. Querida Clara,
    Acho que até dá para sentir, o cheirinho desse gostoso assado.

    Mas o melhor de tudo para mim, foi quando ELA disse que sim !
    Tê-la junto a ti, é a maior bênção desse almoço de domingo.

    Beijinho comovido (desculpa).

    Feliz semana minha linda!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Fê,

      Tu é que me comoveste a mim!
      (e eu é que te peço desculpa)


      Beijinhos já a caminhar para o meio da semana
      (o tempo voa que é uma verdadeira estupidez!)

      Eliminar
  9. Aqui por casa a comida domingueira era uma posta de bacalhau cozido, com couves e batata e algumas vezes um ovo. Salsa, alho e um bom vinho a acompanhar, mas tinto para mim :) !
    Esse assado está/estava com um belíssimo aspecto e não digo mais nada, porque só de olhar me deu fome :) !

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ricardo,

      A intenção da publicação era a de contar uma história, e a fotografia apenas o complemento!
      Mas olha que depois de um comentário desses, tenho de pensar em fazer uns posts culinários. Fotografias de pratos e petiscos feitos cá por casa (e nem todos eles feitos por mim) é o que não faltam! hehehehehe


      Beijinhos e obrigada pela dica
      (^^)

      Eliminar
  10. Ainda há lugares onde se celebram as tradições
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. BNN,

      Lugares e corações, felizmente. 😊
      E podia haver muitos mais! Só que a partir de certa altura começou a ser "moderno" quebrar tradições seculares, muitas delas até por motivos políticos. :/


      Tudo de bom
      (^^)

      Eliminar
    2. Essas tradições estão muito ligadas à religião, eu, por exemplo, nunca vivi essas tradições, na casa dos meus pais não havia práticas religiosas e assim foi pela minha vida fora. A política e a sua prática é necessária e é um acto de cidadania, não têm a ver com a quebra dessas tradições a menos que quem as quebrou fosse por se ter esclarecido.
      Um abraço.

      Eliminar

    3. Um abraço de volta e obrigada por esta oportunidade de diálogo.
      (^^)

      Eliminar
  11. Querida Clara!

    Continuo fora de casa, onde penso regressar em breve, talvez já na próxima quinta-feira. Então, mando-te um @mail. Agora, escrevo nun tablet, onde não entro na caixa die @-mails.

    Até breve!

    Teresa Hoffbauer

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Até breve amiga!
      Desfruta as tuas férias!

      Beijo grande!
      🌹

      Eliminar
  12. O domingo da minha infância não era muito diferente do resto da semana. Não havia escola, mas só se estivesse mau tempo é que os pais não teriam trabalho. E bom às vezes ao domingo tínhamos massa ou arroz guisado dom bofes. Nem sei se era esse o nome daquela carne esponjosa.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  13. Em minha casa não era muito diferente, e com estas tuas fotos veio-me um cheirinho e sabor a assado com batatinhas novas!
    Mudava, às vezes, quando se comia um pica no chão, ou um cozido à portuguesa divinal que a minha mãe fazia.
    Ai, que fome, miúda que me fazes.
    De quando em vez, mato saudades, mas hoje sou mais comedida com a alimentação evirei-me para o peixe.
    Obrigada por este sabor... Hoje, vou jantar uma cabeça de pescada com duas cenouras e feijão verde.
    :)

    ResponderEliminar
  14. Querida Clarinha, deixei passar o almoço, mas não posso deixar de te dizer que fiquei feliz por te saber feliz.
    Em casa dos meus pais o almoço de domingo foi sempre uma celebração em família, com assados, ou cozidos, ou guisadinhos apurados.
    Fiz o mesmo na minha, até ficarmos apenas dois.
    Sabes Clarinha, sempre que ia a Trás-os-Montes trazia de lá lombelos super saborosos. Nunca consegui comprar aqui nada parecido.
    Enfim, a vida também se faz de comilices.
    2 beijos, um para ti, outro para quem disse que sim!

    ResponderEliminar

Por favor deixem aqui os vossos comentários pois são eles que valorizam cada publicação. 👍
Os comentários aqui deixados apenas com intuito publicitário serão eliminados.