terça-feira, 29 de setembro de 2020

UMA MÃO CHEIA DE PALAVRAS...
solução do ENIGMA nº 18 🔑


Tal como o tema do Enima desta semana, as amizades sabem bem se forem cozinhadas com carinho e temperadas com amor.
Foi esse tempero que provei com a vossa participação e manifestações de amizade que me deixaram qual manteiga derretida em cima de pão quente!

Obrigada por estarem aqui e por fazerem parte do meu restrito número de Amigos. 🥰

Mas chega de lamechices e vamos mas é ao costume nos dias de reedição, que é deixar aqui as respostas completas para memória futura e para o caso de quererem conferir a ligação de alguma das pistas à resposta.

Recordando... o ENIGMA deste recomeço era este:





E agora sim, aqui está a "chave" que liga estas cinco pistas...



1. Pobres - a origem da SOPA dos Pobres aconteceu por altura das invasões francesas ao nosso país;
2. Legumes - a SOPA de legumes é talvez a refeição mais transversal a todas as casas portuguesas;
3. Letras - quem é que (sobretudo em criança) nunca se deliciou com uma SOPinhaA de Letrinhas, as divertidas massas alimentares com que pescávamos o nosso nome... ou então quem é que nunca "ginasticou o intelecto" à pesca de palavras numa SOPA de letras como aquela que está hoje n'O PACTO PORTUGUÊS?
4. Almeirim - localidade Ribatejana de onde é famosíssima a lendária SOPA da PEDRA;
5. Vichyssoise - famosa SOPA de origem na culinária francesa e que foi mote de tricas políticas aqui há uns belos anos atrás. 😊



Acertaram:
Ricardo Santos

Estiveram também presentes 
Angela (Portugalredecouvertes)
Nota:
Caso me tenha esquecido de arrolar o nome de alguém, por favor avisem-me.







Obrigada (de coração) a todos os que participaram e comentaram. É que isto sem vocês não tinha mesmo piada nenhuma!  💙



ATÉ AO PRÓXIMO ENIGMA...   😊

14 comentários:

  1. ATÉ AO PRÓXIMO ENIGMA... : ))

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Catarina,

      Isso é uma espécie de "teaser" para aguçar a curiosidade mas também é uma espécie de promessa!
      Vou tentar retomar a publicação dos meus enigmas com alguma regularidade, nem que para isso tenha de ir buscar um ou outro dos cinquenta enigmas que tenho guardados nos Jardins de Afrodite. 😉


      Obrigada!
      Esta é para ti... 🌻
      E este também... 😘
      (^^)

      Eliminar
  2. Foi muito bom voltar as enigmas :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Andreia,

      E olha que eu posso dizer o mesmo!!
      Estava eu à mesa do jantar a comer a tradicional sopa de Domingo à noite, quando me dá uma epifania e me saem as pistas todas de enfiada para um enigma sobre SOPA!
      E vim a correr anunciar que o enigma estava em construção!
      (ele há cada panca... hehehehe)


      Foi bom saber que gostaste!
      Um beijinho com amizade
      (^^)

      Eliminar
  3. Estamos esfomeados por enigmas, tás tramada[risos]
    Sabe bem sentir-te a voltar.
    Beijoca boa em Ti :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Perséfone,

      Depois de tanta sopa 🥣 ainda tens fome!?? hihihihihih
      Ai amiga... e a mim está a saber-me bem voltar! A minha vida estava a precisar desta luz e deste calor da amizade. Já chega de dias cinzentos!
      Vamos pintar a manta!?? 🤣


      Beijocas carinhosas em Ti
      (^^)

      Eliminar
  4. Lendo as mensagens aqui sinto todos animados e confesso que ando tão distraída e bastante desmotivada, Clara_ não vi o enigma da 'sopa', as vezes fico tão perdida até porque houve umas mudanças no blogger e ainda estou me adaptando. Mas, nao foi por isso nao, não tenho achado seu link preciso verificar a razão. Espero pelo próximo enigma e também que eu esteja mais atenta e mais feliz.
    Agora que voce voltou queria muito estar contigo, por esse caminho já que outro não há rs tomara eu continue por aqui, _as vezes penso em 'dar um tempo'...
    beijnhos, amiga Vou melhorar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lis,
      Vais melhorar sim... temos de nos ajudar UNS AOS OUTROS para ultrapassarmos toda esta adversidade que se abateu sobre o mundo inteiro.
      Já pensaste que se te refugiares na tua solidão, os dias ainda vão ser piores de suportar!?

      Eu andei "tresmalhada" longe daqui, focada demais nos meus problemas, nas minhas obrigações, enterrada no cinzento do desânimo... e colapsei!! 😔
      O Verão passou, renovei algumas energias e decidi regressar ao convívio dos amigos... pois acredito que JUNTOS superaremos este sorumbatismo coletivo!

      Sabes porquê?
      Porque enquanto viajamos pela Blogosfera nuns dias podemos rir com as anedotas do PEDRO COIMBRA (ou reflectir com os assuntos sérios que ele nos traz sobre o mundo onde vivemos)... noutros dias podemos vibrar com a música que o RICARDO SANTOS nos dá ou ir acompanhando as outras suas rubricas não musicais... ou ir mais norte no globo para colhermos uma folha colorida de algum dos belos parques que a CATARINA nos mostra ou apreciar as suas sugestões gastronómicas... ou então irmos a sul do Tejo para ler um (ou mais) episódio dos contos com que a ELVIRA CARVALHO nos seduz... e também podemos passar na casa da ROSA DOS VENTOS para ver como estão as plantas do seu quintal (agora que infelizmente o seu jardineiro deixou de delas poder cuidar) e deixar-lhe um abraço quente e gostoso!

      Olha, há tantas coisas coisas belas, Amiga, que podemos apreciar sob o olhar atento da MANU, que nos encanta com os seus magistrais reflexos... ou ir mesmo ao sul de Portugal e apreciar as cores e os sons da natureza que a LUÍSA dominicalmente nos mostra sempre que nos leva a passear com ela... isto tudo sem esquecer, claro, dos momentos captados pela câmara de uma grande amiga de nome LISETTE cujas imagens contam verdadeiras histórias e que estão à distância de um simples CLIC!! 😘

      Sabes, mesmo agora que o nosso "timoneiro" e "mestre" RUI Espírito Santo já não se encontra presente entre nós, continuam no seu blogue (para podermos ler e recordar) todos momentos que partilhamos juntos, juntos como uma família que ele sempre congregou à sua volta, família que veio também a ser minha e tua também.

      Eliminar

    2. E continuando a nossa visita pelas casas de outros elementos da família do COISAS DA FONTE, ainda podemos dar um saltinho à Alemanha para dar um olá à Teresa (EMATEJOCA) e conhecer as novidades culturais que ela nos sugere... ou visitar a GÁBI para ver quais são as suas sugestões para o próximo livro a ler ou o próximo filme a ver... ou então passar pelo bravo roseiral da GRAÇA SAMPAIO para recordar ou descobrir com ela poesia portuguesa ou até efemérides de que já não nos lembrávamos ou não conhecíamos... não esquecendo também que a ANGELA, no seu blogue em francês (mas cujo tradutor nos coloca as palavras traduzidas num instantinho), presta um verdadeiro tributo a Portugal oferecendo um verdadeiro serviço público com as suas completas publicações sobre variadíssimas regiões/localidades portuguesas.

      Ah... e os pores de sol maravilhosos com que a FLOR DE JASMIM tantas vezes nos brinda!? São imperdíveis ... assim como os seus poemas tristes mas que de forma tímida dizem o que tantas vezes nos vai a nós também na alma. E por falar em poesia com uma boa dose de sensibilidade, podemos passar pela FERNANDA MARIA (Fê) e deixar que ela nos dê "um toque" no nosso coração... ou então ir espreitar qualquer um dos fabulosos trípticos da MARIA EU que dificilmente nos deixarão indiferentes.

      Mas ainda há mais cantinhos desta ampla família que podemos visitar... como os vários da NONAME que vão desde música a simples desabafos... e dando um saltinho cá a Braga podemos ler as histórias de vida que a MARIA ARAÚJO nos conta... ou então passar ali pela cozinha da MADALENA e ver (e até quase conseguir cheirar) os petiscos que ela preparou e tem a bondade de partilhar connosco... ou ir dar um abraço ao KOK, que de galináceo não tem nada, mas tem imensa piada na forma como escreve e nos descreve as suas constatações.


      Bora lá viajar!?
      Beijo imenso no TEU coração 💙
      (^^)

      Eliminar

    3. OBSERVAÇÃO:

      Não sei o porquê, mas aqui no comentário os links não estão a funcionar direito. Vê por favor o meu comentário completo no post da CARTA ABERTA que entretanto publiquei.

      Eliminar
  5. Foi muito bom voltar a estes enigmas, mas o melhor de tudo é o seu regresso.
    abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Elvira,

      Está a ser muito bom regressar sim. 😊
      Face a tantas adversidades que todos temos de enfrentar no nosso dia-a-dia, cada vez menos podemos ser "ilhas" e cada vez mais devemos ser partilha.
      Vou tentar não esquecer as minhas próprias palavras...


      Um abraço quente com votos de que estejam bem
      (^^)

      Eliminar
  6. Falhei o regresso dos enigmas...
    Passo por vezes alguns dias sem aceder aos blogues e dá nisto. Tempus fugit.
    Fica para uma próxima. :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Luísa,

      Andamos desencontradas, amiga!
      Beijinhos atrasados...
      🥰🌸💙

      Eliminar

Por favor deixem aqui os vossos comentários pois são eles que valorizam cada publicação. 👍
Os comentários aqui deixados apenas com intuito publicitário serão eliminados.