domingo, 14 de julho de 2019

UMA MÃO CHEIA DE PALAVRAS...
solução do ENIGMA nº 12 🔑



Começo este texto de hoje "obrigatoriamente" com um primeiro agradecimento: um obrigada e um bem haja ao Ricardo Santos que prontamente respondeu afirmativamente ao repto que lhe lancei, construindo para todos nós este ENIGMA que fez desassossegar umas quantas cabeças.  😃

O segundo agradecimento é para todos os que participaram, com sucesso ou não, isso é o que menos importa, já que a parte mais gratificante é todo este convívio que aqui se gera unindo pessoas e fortalecendo laços de amizade.

Não me demoro mais... apenas recordo o ENIGMA desta semana:





E agora sim, aqui está a "chave" que liga estas cinco pistas...


1. Jean-Jacques Annaud - Realizador do filme "O nome da ROSA" baseado no romance escrito por Umberto Eco;
2. Trio Esperança - Grupo vocal brasileiro que canta temas como "A ROSA (Rancho das flores)" e também "La vie en ROSE";
3. Vitorino Salomé - cantor português que interpreta o tema "Joana ROSA" (uma morna) lançado em single em 1986 e que integra também o seu álbum "Fado Negro"de 1988;
4. Emblema Heráldico - a ROSA de Tudor (por vezes chamada de Rosa Inglesa) é um emblema heráldico tradicional da Inglaterra cujas origens e nome derivam da Casa de Tudor;
5. Vermelho e Branco - estas duas cores misturadas formam o cor-de-ROSA.
Luísa também encontrou referência a um conto dos irmãos Grimm chamado «Branca-de-Neve e ROSA Vermelha» 


Acertaram:
Teresa (Ematejoca)
Perséfone
Ana Freire
- Rosa dos Ventos
Yellow McGregor
Luísa 
Lis Costa
Manu
Elvira Carvalho


Estiveram também presentes:
Gábi
Andreia Morais 
Catarina
Teresa Dias


Nota:
Caso me tenha esquecido de arrolar o nome de alguém, por favor avisem-me.





Obrigada (de coração) a todos os que participaram e comentaram. É que isto sem vocês não tinha mesmo piada nenhuma!  💙


ATÉ AO PRÓXIMO ENIGMA...   😊

22 comentários:

  1. Embora não me lembrasse do conto dos Irmãos Grimm, quando procurei a palavra certa, mas conheço muito bem esse conto que a Luísa indicou. Os contos dos Irmãos Grimm agradam a miúdos e graúdos 🌹

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Teresa,

      Verdade sim!
      Este caso da Luísa é a prova de que para a mesma pista por vezes dá-se a coincidência de se conseguir encontrar mais do que uma justificação. O no caso da música dos Trio Esperança também havia duas referências possíveis.
      Aprendemos todos uns com os outros!

      Aproveito já aqui para te agradecer em público o ENIGMA que construíste para me oferecer. Não sei se vai ser oportuno para mim publicá-lo esta próxima quinta-feira... mas se não for nesta será na próxima que terei o gosto de o partilhar aqui com todos!
      Muito obrigada Amiga!


      Beijinhos (ainda) sem agendamento
      (^^)

      Eliminar
  2. Depois de ter feito associações completamente ao lado tive a ajuda do meu neto com 8 anos e que decifrou logo a 5, a partir daí já tinha as outras! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Leo,

      Tu fizeste a notável proeza de conseguir justificar as pistas quase todas ... mas com associação a outra palavra, palavra que apenas empancava na pista 5. É interessante ver como o olhar de uma criança é mais eficaz do que o de um adulto... pois nós complicamos o que muitas vezes é simples!


      Obrigada minha querida!
      Um beijo enorme repartido entre os dois
      (^^)

      Eliminar
  3. Quando tentei adivinhar inicialmente... passou-me pela cabeça que o tal Trio Maravilha... pudesse ser o Trio Odemira... que também tem uma canção sobre uma rosa... :-))
    Pelo que fiquei muito "odmirada"... quando a maravilha se transformou em esperança... mas como tudo o mais, apontava para o mesmo... a mudança do Trio não teve para mim, influência... :-)) Lá calhou!... :-D
    Beijinho! Boa semana!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ana,

      E eu fiquei envergonhada por me ter enganado e estar (ainda por cima) a contribuir para o "fritar" de alguns cérebros por aí! 😃
      Mas ainda bem que os danos foram superficiais! hehehe

      Tu estás de parabéns duas vezes... pois também "escamaste" o bónus com uma perna às costas!


      Obrigada... e muitos beijinhos para a semana inteira
      (^^)

      Eliminar
  4. Foi muito engraçado! E produtivo também [risos]
    Parabéns aos dois!!!
    Beijoca e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Perséfone,

      Este foi, está a ser e vai ficar para a história como um dos enigmas mais interessantes e com mais peripécias de sempre! 😃
      Eu gostei muito e tenho-me divertido (e aprendido) imenso com ele e com toda esta saudável interacção.


      Agradeço-te a tua disponibilidade e entrega!
      Beijinhos às caixas...
      (^^)

      Eliminar
  5. Ontem, ou sábado??? andei por aqui.
    Pensei de imediato na Rosa, sobretudo pelo filme " O Nome da Rosa, que eu adorei!
    Onde "empenei" eu?
    No Emblema Heráldico.
    Boa semana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Maria,

      Então para ti própria conta como se tivesses respondido certo! 😉
      Mas porque não enviaste palpite?
      Estás a ver... não é preciso conseguir decifrar as pistas todas! É o ideal, claro, mas não obrigatório.



      Thanks anyway 😊
      Beijinhos Amiga e boa semana
      (^^)

      Eliminar
  6. Estava muito longe da resposta certa! Mas gostei bastante deste enigma :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Andreia,

      Devia ter colocado a pista 5 em primeiro lugar!! 😁


      Obrigada por teres participado!
      Beijinhos a 60km
      (^^)

      Eliminar
  7. Muito obrigado à Clara por ter colocado um enigma elaborado por mim que até era simples, e que a pista N.º 5, dava a solução da palavra, sem pesquisa. Depois seria confirmar com as outras, já com pesquisa !

    Obrigado a Todos os que participaram !!!

    O Pacto vai estar fechado por uns dis porque vou descansar um pouco, mas se quiserem ir lá comentar algo é http:\\opactoportugues.blogspot.com !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um deleite participar de dos seus desafios e fico sempre a pensar que falta nos falta também o nosso Rui com aquela bateria a nos colocar a memória em dia! Foi com ele que tudo começou ... rs
      Pensando bem foi fácil sim_ se tivermos um pouquinho de foco nas palavras a gente chega lá.
      Beijinho e seguimos contigo.

      Eliminar

    2. Ricardo,

      Mi casa es su casa...
      Se a Blogosfera tem algo de bom é este convívio fabuloso que aqui fazemos entre todos.

      Bom descanso... eu agora também estou aqui a meio gás.
      Beijinhos e obrigada por tudo!
      (^^)

      Eliminar

    3. Lis,

      Obrigada pelo apoio incondicional!
      E quando ao nosso amigo Rui, também sinto a falta dele todos os dias, dele e dos seus posts desafiantes e culturais com que tanto temos aprendido.
      Espero que ele não demore a voltar ao nosso convívio.


      Um beijinho com muita amizade
      (^^)

      Eliminar
  8. Hoje é só para dar conta do meu regresso à blogosfera.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Pedro,

      Que bom ter notícias tuas!! 😃
      Espero que as férias tenham sido super revigorantes e que venhas cheio de boas energias para nos contagiares com sorrisos e boa disposição!


      Um beijinho de boas vindas
      (^^)

      Eliminar
  9. Esta era super difícil!
    Quero uma mais fácil!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gábi,

      Esta semana já estava prometido (ali em cima de todo nos comentários) que publicaria o enigma que a Teresa construiu para me/nos oferecer.
      Mas... fica aqui também prometido que o próximo enigma que eu publicar será em tua honra. Acabei de o construir na minha cabeça... e tem o teu nome e tudo!
      E mais não posso adiantar! 😃


      Um beijo enorme e especial para além tão especial como o beijo
      (^^)

      Eliminar
  10. Gostei muito da página até vou segui-la.
    Um beijo e obrigado. Siga-me também, tá?

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Olá Sílvio Afonso,

      Já por muitas vezes nos temos cruzado por aí em blogues de amigos comuns. Grata por ter passado por este cantinho. Passarei pelos seus blogues sim.


      Um abraço com votos de boa semana
      (^^)

      Eliminar

Por favor deixem aqui os vossos comentários pois são eles que valorizam cada publicação. 👍
Os comentários aqui deixados apenas com intuito publicitário serão eliminados.